segunda-feira, dezembro 31, 2007

Happy New Year...





Aquí estamos (pl. magestático...), em véspera de um ano novo cronológico (miseranda invenção dos vermes chamados humanos) sem qualquer vislumbre de uma réstea de esperança de chegada de dias melhores. Vemos a quotidiana "Dansa Macabra" dos aprendizes de político, dos "formadores de opinião", dos activistas, dos plutocratas, dos burgueses de duas faces, todos prontos a trair os seus valores mais sagrados à mais leve ameaça ao seu sacrosanto conforto. Para onde nos levará este próximo, dito, 2008? Confesso que pouco ou nada espero de útil ou de bom como resultado da passagem de novos 365 dias deste calendário Gregoriano que nos oprime há tantos séculos. Egotísticamente, o que mais me interessa é que continue, ao menos, a existir a BELEZA, encarnada pela voz incomparável da minha divina amada, Cecília.
A NOI!
Kitartas!

domingo, dezembro 30, 2007

Os homens dos anos...

Quanto mais se aproxima o 31 de Dezembro tanto mais nos vamos lembrando de verdadeiras personalides que merecem ou mereceram a nossa maior atenção com a devida vénea e respeito. Esta capa da "veneranda" revista "Tempo"" é elucidativa do que somos agora, fruto das corjas que desgovernam este país desde há trinta e tal anos.
Ad Astra

sábado, dezembro 29, 2007

Personalidades do Ano 2007


É sempre de bom tom nomear nesta altura do ano que finda as personalidades mais marcantes do dito. Os critérios são o mais pessoais e abstrusos, pelo que não estranharão as minhas escolhas com as quais tenho a ceretza vão concordar.

1 - A Hiena do Ano. O dr. Machete que como presidente da fundação Luso americana vem no final do mandato de George Bush atacar o homem, juntando-se, assim, ao coro dos chacais que mordem o leão quando este ferido de morte já não se pode defender. Bem haja Dr. Machete porque ao fim de tantos anos a servir, reconhece finalmenteos podres do patrão que serviu.

2 - Gestor do Ano - O Sr. Armando Vara que usa também Dr. e que passa dos balcões da caixa geral dos depósitos em Bragança para guardião dos cofres do malfadado BCP Millenium. Promoção justa para um dedicado membro do partido socialistaconhecido pelas raras qualidades de inteligência e sensibilidade artística e que construiu uma bela vivenda em Montemor o Novo.



3 - O Desaparecido do Ano -O famigerado Karlheinz Stokhausen "genial "músico alemão (1928-2007), autor do célebre Hlikopter-Streichquartett, que afirmou entre outras pérolas que os atentados de 11 de Setembro de2001, em Nova York foram "uma obra de grande alcance poético".
Para o Ano haverá mais?
Ad Astra.




terça-feira, dezembro 25, 2007

Feliz Natal 2007

Desejando a todos que tenham um SantoNatal, repleto de felicidades. Esperemos que 2008 nos traga tudo o que desejamos para as nossas famílias e nossos bons amigos. O presépio "sui generis" serve para nos lembrar que pode haver variedade nas nossas vidas. O Pai Natal que segue, simboliza a inocencia que tivemos,mas que se perde neste mundo cada vez mais cruel. A cena de Natal seguinte, tirada de um postal da 2ª Grande Guerra, tem por finalidade fazer com que pensemos na necessidade de resolvermos, de uma vez para sempre, os conflitos que nos consomem.

Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade...

A NOI!




segunda-feira, dezembro 24, 2007

O Presépio

Santo Natal e Boas Festas com um 2008 Feliz, é o desejo deste vosso escriba, de preferência sem Pais Natal, Saint Claus, árvores nórdicas ,renas e quejandos. O regresso à simplicidade simbólica do Presépio, tradição tão portuguesa, contra as importações mercantis de fundo agnóstico, é também um desejo e um voto.Ad Astra

terça-feira, dezembro 18, 2007

Ké q o Barbas tem no copo?

É dificil de responder à questão colocada! Poderá ser cervejola, um vinho branco generoso de Sauternnes ou água com tintura de iodo dissolvida, entre outras hipoteses. Uma possibilidade que não pode ser excluída é a de se tratar de produto resultante da actividade depuradora dos rins das renas que conduziram ou conduzem o PN da imagem.Parece-me a mais provável, face ao entusiasmo com que o cavalheiro segura com avidez o copo em direcção ao orificio bucal.Que lhe faça bom proveito...Quem estará por detrás das barbas de neve capaz de uma coisa dessas?
Mudando de tema.O nosso bem amado Diário de Coimbra - órgão republicano e regionalista das beiras- diz hoje que três docentes da Faculdade de Direito da UC foram condenados no tribunal por trapaça na gestão da faculdade. Felizmente não foi lá! Foi na Faculdade (?) de Desporto e Ginástica que isso aconteceu mas que vem lá escrito, lá isso vem! Aliás um Universidade como a de Coimbra jamais deveria ter entre os seus Institutos uma denominada faculdade de Desportos ou ginástica ou lá como se chama a dita escola. É uma dupla vergonha para a Alma Mater que me habituie a respeitar: a condenação dos ginastas e o nome da tal escola que parece de facto pertencer à Universidade de Coimbra. Uma vergonha!!!
Também é vergonhoso o que se tem vindo a passar no Banco Millenium(BCP). Gente que todos julgavamos acima de qualquer suspeita não passam afinal de manipuladores fraudelentos dos dinheiros dos outros, em proveito dos familiares e dos amigalhaços. Outra vergonha para todos e para o País, cujo maior banco privado cai no lamaçal da desonra do qual não se retirará tão depressa.
Ad Astra ou até às Estrelas como preferirem.




quinta-feira, dezembro 13, 2007

As Imagens que não vemos

Estas três imagens representam a actualidade.
A 1ª: Um fumador invetereado que quer que a Europa peça desculpa e pague indemenizações por ter estado durante uns séculos em África. Não sabe o "tendero " que o homem primitivo emigrou de África para a Europa e para as Américas como dizem os livros. Assim a CEE e os EUA vaõ pedir a África indemenizações pela invasão acontecida pelos percussores do Homo sapiens sapiens que tanta desgraça causou. A dívida vai ser paga em petróleo e em cáfilas de camelos.
2ª Uma visão minimalista do "olho" que há dias foi operado com sucesso a um conhecido Eng. e empresário da nossa praça.
3ª Outra visão, esta de uma operação a realizar ao colecisto de um conhecido conferencista da também conhecida nossa praça. Esperemos que corra bem e que o conferencista possa regressar às lides gastronómicas com renovada aptência e avidez, com a lúcida verve de sempre.






Ad Astra.