terça-feira, janeiro 16, 2007

MALACA

Em viagem recente pelo Oriente que contribuiu para a festejada ausência neste blog, estive três dias em Malaca, local para mim mítico e que estava de há muito na lista dos projectos e peregrinações a cumprir.
Depressão e exaltação são os sentimentos do visitante português que por ali passa.Depressão por compararmos a Nação que fomos com o país que agora não somos. Pensar na valentia e na visão estratégica de Afonso de Albuquerque que conquistou Malaca em 1511 dentro de um plano metodicamente realizado para controlar as riquezas do Oriente, continua porém a ser exaltante.
Na foto os restos da fortaleza mandada erigir por Albuquerque que apesar de destruida por holandeses e ingleses ficou conhecida como a "Famosa". Muitos outros sinais da passagem dos lusos estão bem à vista na cidade para não falar no Bairro dos "Portugesi" cuja população malaia mantém tradições línguisticas e musicais tugas que se expressam no dia de S. Pedro. Nos apelidos e no nome de ruas lá estão os Teixeira, os Irédias(sic), os Fernandes e outros.
Se conhecerem algum português actual com visão estratégica para Portugal, digam que eu gostava de conhecer o homem...
Ad Astra em Goa

Sem comentários: