quarta-feira, junho 20, 2007

Ota Né?

Até parecia mal ninguém opinar sobre o NAL ( é assim que se deve dizer quando nos referimos ao Novo Aeroporto de Lisboa. È chique!) Com Mujimbo afastado definitivamente destas lides com Cirrus navegando nos mares açoreanos com base também aérea na Terceira , resta este latrínico para dizer qualquer coisa sobre tão esgotado tema. Lá vai:
O aeroporto da Portela sempre constituiu um sério risco para as aeronaves que dele se servem e para as populações limítrofes das áreas urbanas em que se encontra inserido.Todos sabemos que a maior percentagem de acidentes de aviação ocorre nas fase de descolagem e aterragem nos primeiros ou últimos minutos de manobra. Imaginar um Boinng 777 ou outro parecido a cair sobre Lisboa atestado de fuel nem é bom de imaginar quanto às consequências trágicas que acarretaria. Tem ,por isso de ser considerado ponto assente a deslocação do NAL para fora da malha urbana da cidade como acontece em todos os países civilizados.Todas as soluções que consideram a manutenção da Portela devem ser pura e simplesmente banidas do léxico.
Quanto à Ota é surpreendente o empenhamento de gentes e instituições nessa localização não só pelo custo assombroso das obras como pelas precárias condições de operacionalidade e impossibilidade de expansão futura se esta for necessária.
Restam outras soluções não sei das quais a mais adequada mas aparentemente a de Alcochete será a mais barata e sem limites de operacionalidade e de expansão.
Claro que há lobies poderosos metidos na questão. O mais rídiculo de todos e que hoje veio a lume nos jornais é da Associação Industrial Portuense que vai mandar fazer também um estudo de viabilidade do NAL. A arrogância e desplante dos tripeiros é ilimitada. Desse estudo estou certo que vai sair a conclusão de que a melhor localização do NAL é no Aeroporto Sá Carneiro, ali para os lados da Maia, bem pertinho da torrezita dos Cérigos!
Vamos apostar?
Ad Astra.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ó vintage esse aeroporto é o de Toronto e fica no Canadá. É um planeta diferente do campo de aviação dos tugas. Passe bem.
Argonauta