quarta-feira, abril 26, 2006

Klandestino

Recém regressado de uma curta visita que pensava ser pacífica à região bordelaise vi-me constrangido a dissimular nessas paragens a minha origem tuga. Tout le monde me demandait la bas: "Vous êtes surement du pays de Mr. Freitás do Amarlelle , le gros et grand politicien qui est le Ministre des Affaires Etrangers du Portugal et ancien president de la AG de la ONU ?"
Devo confessar que neguei pelo menos três vezes a minha querida nacionalidade e outras tantas a do referido cavalheiro atribuindo-lhe consoante a ocasião e o inquiridor que o dito era: "Apátrida" ou da segunda vez "cidadão indiano da casta dos Intocáveis" e terceiro " que era sócio correspondente do Real Madrid". Ninguém queria acreditar e tive por vezes de misturar as três origens antes de deviar a conversa para o tema que me interessava que era, na realidade os vinhos de Bordéus!
Depois de infinitas louvaminhas ao tal Freitás , lá consegui que me deixassem visitar uns Chatêaux: os Chateaux d Yquen, o Smith-Haut- Laffite, o Cheval Blanc, o Margoux Laffite...enfim a mitologia vínica ímpar duma região fadada para um só destino: a cultura da vinha e do vinho! Há dez anos que não visitava Bordeús e já tenho de novo saudades. Da próxima vez, se houver próxima, vez como diz o Luis Represas, amigo do Comandante, será a Borgonha, a recordar a Côte d´Or e a Côte des Nuits, se possível a sonhar com um Chambertin que nunca consegui na vida provar e que só conheço da prosa erudita do Eça quando por exemplo no "Mandarim " punha na boca de um personagem esta magnificente frase:"Por outro lado, há sobre este globo coisas prodigiosas: há vinhos da Borgonha, como por exemplo o Chambertin 61...que quem bebe o primeiro cálice, não hesitará, para beber o segundo, em assassinar seu pai...". Exageros!
De Bordéus consegui trazer uns Sauternes excentíssimos,uns St Emilions e uns Côtes du Bourg notáveis, que trancados em lugar seguro aguardarão com paciência e recolhimento a hora do reconhecimento sápico e olfactivo, em boa companhia...
Ad Astra...Na Próxima de Centauro ?( Rigil Kentaurus, a estrêla mais perto da Terra depois do Sol).

Sem comentários: