sábado, março 31, 2007

Elizabeta Gafforini , n. Milão circa 1770

Ninguém respondeu nem portanto acertou à questão colocada no dia 1 de Março. A resposta era, claro, Elizabeta Gafforini, cantora de ópera de Milão que actuou no S. Carlos de 1803 a 1806. A sua cabeleira ifluenciou de tal modo os lisboetas que o seu apelido ficou no léxico significando, "trunfa", "melena", "cabeleira" etc. Assim ninguém terá direito ao desejado prémio da ida e volta acompanhado, a Madrid, na altura anunciado. Uma pena...
Não foram a Madrid mas ontem um numeroso grupo de três Tugas foi visto na praça maior de Salamanca tiritando de frio antes do almoço. Houve quem reconhecesse Cirrus, Vintage e um terceiro elemento procurado pela polícia espanhola, barbudo e falando em euskadi para os empregados de café. Conseguiram todos regressar a este jardim à beira mar incendiado sem mossa de maior...
Dos jornais de hoje saliento a notícia que honra o país sobre um dos mais importantes membros do governo que foi convidado a dar aulas no MIT na área de engenharia(Estruturas e Betão). Não é so pelo Cristiano Ronaldo e pelo Eusébio que somos conhecidos, temos também pelos visto grandes e competentes engenheiros independentes das escolas públicas.
Assim fosse. Ad Astra.

quinta-feira, março 22, 2007

J'accuse...




Esta tarde, à hora do almoço. fui acuado de não participar no blog da Via Latrina. Na verdade, tenho estado ausente, mas por motivos justuficadíssimos. Estava a ler a Corja do Camilo, e além disso,m fui submetido a exames medicos de certa importancia, relacionados com o coração...
Estou perfeito, conforme afirma o cardiologista. De resto, se fizesse alguma afirmação política, estaria muito aquém das minhas faculdades, pois decidí, há semanas, abandonar a cena politica. Estou a atingir o nirvana, depois de me ter reformado. Nada nos liberta tanto com a dita reforma. Leio o Camilo, "A Corja", e deleito-me com a perfeição com que descreve esta podridão que, passados tantos anos, ainda nos rodeia...
Seja como fôr, vide as photos: Ugolino Vivaldi, Ordem de Santo Estêvão, Escudo da Cruz de Flechas da Hungria. Símbolos de uma vida que já não existe, mas que deveria imperar nesta orbe decrépita que aceita todas as porcarias "políticamente correctas" que nos impingem...
Fui acusado, injustamente, de não colaborar no blogue. Infelizmente a minha alma está de tal maneira repleta de asco que nem sequer ouso escrever o que realmente sinto em relação ao que nos rodeia. Se o fizesse, seria apodado de "fascista", "nazi", etc. e tal... Não é por mêdo do apodo, pois sinto orgulho nisso. O problema é que poucos ainda me entendem. E cada dia menos. Vamos morrendo todos, lenta, mas seguramente. As novas gerações já nada percebem disto. Andam de boné nas casas, pôem os pés nas mesas, dizem palavrões em público, são imunes às regras sociais...
Não há nada a fazer, para além do refúgio nas nossas essências. Acabaram os apelos "Ad Astra". Estamos reduzidos ao mínimo denominador comum que nos impõe a pseudo "sociedade moderna" judaizante e imbecilizante da TV e da "literatura" contemporâneas.
Bem hajam os poucos que ainda identificam os subversivos. São poucos, mas ainda alguns. Somos raça em extinção.
Até o dia 17 de Abril!
A NOI...

quarta-feira, março 21, 2007

PORTUGAL DADA...






Nunca o "absurdo" do dadaísmo do nosso amigo Tristan Tzara imaginaria possível o nosso Portugal de hoje. Abrem-se os jornais e não se acredita:


No CDS a querida Zezinha à tareia ao beirão Amaral que sai achincalhado com os seus melanócitos negróides. O Paulinho de peito feito e à mostra, empurra o Castro para o local de onde jamais deveria ter saido: a nossa latrina. No PS o nosso (deles) PM licenciou-se em Engenhariana na selectiva Universidade Independente quando a mesma prestigiada Instituição ainda não conferia, ao tempo, licenciaturas na área do digno político. No PSD o Marco Mendeliano já vai no quarto minguante frasco de hormona de crescimento político (HCP) e nada de efeito a não ser os colaterais.No Blog de Esquerda o inefável Rosas vai de pregrinação à tumba do Mao passando de raspão pelo Crematório do Pol Pot, onde fará reverência de estado. No PCP o digníssimo operário fabril Gerónimo(afinador de máquinas, não o Apache) giza com o Bernardino Betinho o fim da deputada Mesquita que lhe trocou as voltas da saúde. O caso da Ota é outra questão que só se poderia verificar entre nós. A desgraça que vai acarretar no futuro (que se anuncia breve ,vista a incapacidae que já se conhece de desenvolver o aeroporto) vai ter terríveis consequências para várias gerações vindouras, em termos de engajamento financeiro sem retorno . O Ministro Lino diz que é um "projecto pessoal" como se daqui a seis meses ou seis anos ainda fosse ministro e a res publica fosse algo que ele manipula a bel prazer. A GNR, distinta corporação, vai ser encarregue da defesa da integridade pátria em caso de conflito, ministro Costa dixit, por causa da "quadrícula". Supõe-se a extinção do Exército, da Marinha e da Força Aérea.Que diria a isto tudo o nosso bem amado Tristan Tzara? Diria:" Não conseguiria melhor! Estes tugas deviam estar comigo em Zurique em 1917 e arrasaríamos o mundo. Foi uma pena. ou talvez uma tragédia greco romana..Snif...Snif...".

Os comentários do nosso amigo Scotch estão mordazes. Cirrus que se ponha a pau com a escrita. A 17 de Abril veremos como sair deste imbróglio. Querem acreditar que há dias na capital do Império a almoçar numa mesa ao lado da minha estava o Alberto Merdins. Gravatinha Armani e cartão de crédito fiado. Ele há dias de azar...


domingo, março 11, 2007

Os Políticos que não temos...


A nossa foto de hoje, à esquerda, representa um cidadão que se sente achincalhado pelas notícia divulgadas nos media a respeito das suas actividades profissionais.
O Sr. Eng., em entrevista ao DN, nega terminantemente alguma vez ter feito parte do Governo de Portugal. Diz, respondendo aos jornalistas presentes na conferência de imprensa convocada para o efeito no bar do Ritz Four Seasons que efectivamente foi convidado a fazer parte do enlenco governativo para assumir algumas pastas de importãncia capital. Nunca terá dado, no entanto, assentimento ao convite formulado pelo PM. Aduz que provavelmente foi confundido com um colega que vive perto de Sete Rios e que é frequentemente visto em capas de revista "socialites". Na remodelação em prespectiva as pastas que lhe foram propostas não coincidiam com os "seus interesses e motivações actuais" pelo que recusou. A confusão referida resulta de parecenças físicas entre ele eo outro cidadão, por coincidência também Engenheiro e cuja fotografia apresentou aos Senhores jornalistas e que reproduzimos no campo superior direito."Eu sou Orangotango" e esse cavalheiro é "Chimpanzé", precisou, concluindo que está na disposição de processar a Sociedade Protectora dos Animais e o Jardim Zoológico de Lisboa pelas aleivosas notícias postas a correr e que "visam denegrir o seu curriculum profssional alegando ele ter sido ou ser membro do Governo Português".
Na AR a Comissão de Direito Liberdades e Garantias vai realizar uma reunião sobre o assunto para a qual convocou o Rev. Meltícias e o Senhor Professor Doutor Barbaro Vimarenense, a fim de serem devidamente identificados e assegurada a respectiva identidade zoológica, tendo em vista esclarecer os boatos que correm sobre as respectivas falsas identidades.
NR: das Agências.

segunda-feira, março 05, 2007

Bem...Sendo Assim...Reconsiremos até 17 de Abril



O ciclóstomo de olhar inteligente e agudo que nos mira não é um tipo quelquer!É um petromizotídeo e esteve presente num almoço ocorrido ontem dia 5 em Penacova, Porto da Raiva se quiserem. Portou-se bem, magnífico á mesa, abusando um pouco do vinagre para o fim do repasto mas com toda a dignidade e respeito devido aos comensais acompanhantes: Cirrus, Nelus, Denis,Mikael e o escriba.Pensamentos etéreos para a Casa de Santar controlados devidamente pelo Cabriz, que como o nome indica não é "flor que se cheire".

Fotografias durante e no fim do ágape,q.b..

Perante os protestos de numerosas fontes e origens vamos adiar a morte prometida do Via para Abril, dia 17, data em que faz dous anos. Como já haviamos enviado os convites para o funeral tivemos uma trabalheira dos diabos em devolver as côroas e os ramos de flores que nos enviaram. Entre outros não podemos esquecer as condolências do Marocas, do Pinto de Sousa, da empresa de mudanças Rosas & Louçã, do Manel Triste, do Marcelino P. e Vinho, enfim de tantos amigos que se desperaram pela nossa anunciada desaparição... A todos o nosso Bem Hajam e se as flores devolvidas chegarem até vós murchas, enviem-nas para o nosso bem amado PR que revogou um indulto concedido no Natal a um perigoso foragido. Fica portanto um indulto de folga que pode ser aplicado segundo a Constituição revista( ed. Vitelo M e Alopécico C) a um outro candidato, desde que tenha, como o primeiro, um sólido parecer apoiante do Senhor Ministro da Injustiça. Que tal a Fatinha de Felgueiras?

Enfim, cá estaremos mais um tempo, como dizia o Proust "à procura do outro...".

Ad Astra... aonde?

domingo, março 04, 2007

Bem...




Na realidade, dado o exemplo de fidelidade do Bom Povo de Santa Comba Dão, creio que o mínimo que poderemos fazer é continuar com estas nossa locubrações pseudo-intelectuais, procurando manter, ao menos, um semblante de integridade. Confessadas as falhas anteriores, báquicas, morféicas, e não só, creio que deveríamos olhar para o que demonstraram todos aqueles que sacrificaram tudo pela defesa dos sagrados valores da humanidade. Vide Budapeste, inverno de 1944/1945, quando um punhado de HEROIS fez frente às hediondas hordas vermelhas.
Esta é a nossa missão: deixar para as gerações vindouras a demonstração de que não é necessário seguir as modas. Como foi afirmado antes, mais vale viver um dia como um leão do que cem anos como uma ovelha!
Estaremos alertas e prontos a lançar o brado da VERDADE contra a avalanche de mentiras que nos assola cada dia mais!
A NOI!
PER L'ONORE!
KITARTAS!

sábado, março 03, 2007

Requiescat in Pacem




Sim, o Vintage está correcto na sua avaliação. Está na hora de sepultar um cadáver que há muito deixou de existir. O que passa com a HONRA? Todos buscam a vã fama (esperando que seja imortal...), mas esquecem-se de que os esqueletos putrefactos já dançam de alegria ao verem que tudo neste mundo se desfaz....
Creio ser melhor encerrar esta Via que pensámos, in illo tempore, serviria para abrir os olhos e a alma desta corja infame que rege este pobre país. Mas... a LATRINA venceu!
Recolhamo-nos ao nosso ínfimo cantinho, e calemos a nossa boca... para sempre!
A NOI
PER L'ONORE!!!!!
KITARTAS!!!!!

quinta-feira, março 01, 2007

A morte anunciada dum Blog...

Sim! Este é um pré-anúncio necrológico com direitos de autor. El Blogue es muerto! Os bloguista moribundos, esvaídos de ideias e de tempo, empurram suavemente o Via para um local de onde provavelmente jamais deveria ter saído: a Latrina.
Como diria o insigne guarda-redes do Sporting, do Granada e da Selecção Nacional, o Carlos Gomes, "no hay colaborazione no hay blogone" ( na realidade "No hay dinero no hay portero..." quando os espanhóis lhe começaram a faltar com o carcanhol mensal com que pagavam a guarda da baliza do Granada).
Aproveitemos ás últimas edições para analizar alguns temas candentes, escolhidos a dedo pelo nosso espírito leftista que nos acompanha desde os tempos de Coimbra quando existia a Faculdade.
1- Tivemos há dias a felicidade de ver nos jornais e telejornais o lançamento da edição comentada da Constituição da república, da autoria do insigne exofórico Vitálico e do não menos alopécico Canudinho.Um êxito assegurado pelo espectáculo de marionetas conduzido por um grupo de ex-Prs. Só faltou o General ( o único que é Doutor) e que talvez por isso não gosta de palhaçadas.Os fartos lucros da edição vão servir, quy sait, para pagar a deslocação dos dois insígnes e a impressão da obra (talvez, se não tiver xubxídeo...). O resto vai direitinho para caridade mais propriamente para a "Obra dos Filhos das Mães dos Comunistas Arrependidos" dizem nos corredores dos Gerais.
Estas e outras notícias não deixam de nos alegrar e só o Senhor PM e o responsável pela saúde
conseguem desviar a nossa atenção da leitura atenta e veneranda da obra em epígrafe.
2- Tem referido os media a ida do príncipe Henry de Inglaterra para o Iraque em comissão militar. O meu espanto foi saber que proceres, também como eu de esquerda, criticam a decisão como irresponsável e propagandística da Monarquia e que porá eventualmente em risco as tropas que combatem lado a lado com o príncipe, alvo priveligiado dos pacíficos Al-Quedas.
Provavelmente defendem que o principe deveria ir antes para um gabinete na British Telecom como fez o dilecto filho do nosso ex-pr sampas, na nossa PT nacional. Será?
3- Finalmente uma questão a concurso. O prémio para quem acertar é mais uma vez uma viagem a Madrid com a insígne deputada, cantora Olarete Santos, com estadia paga em quarto duplo no "Albergue Espanhol".Pergunta: quem foi a personagem artística que vivendo em Lisboa de 1803 a 1806, trabalhando no S. Carlos( e não só), influenciou a estética capilar dos portugueses e introduziu no léxico nacional o seu apelido lombardo?
O prazo para o concurso é até o dia 31 de Março.
Ad Astra. (na Pequena Nuvem de Magalhães?).