terça-feira, maio 31, 2005

A Voz do Silêncio

Quousque tandem?

Que passa com os bloguistas? O Mujimbo não regressa da Mentirita... Ou se já regressou, esqueceu o idioma Camoniano e nada mais sabe dizer senão "Dáme un otro mojito, chico"... O Vintage, poverello, afoga-se na tecnologia "modemista" e não ultrapassa o obstáculo cibernético para assim poder, finalmente, ingressar no século XXI... O único é o Scotch que gentilmente indica o artigo do Manea n' O Independente. Obrigado caro whiskey de Argyle... Na realidade, o que se cometeu nessa pobre Europa de Leste é indescritível. O pior é que ainda circulam por êsse mundo muitos dementes que anseiam pelo regresso desse idealismo nefando.

Mais, en regardant vers le futur, lanço a pergunta (nem sei se pertinente... visto não tratar do desporto Rei...):

E agora, camaradas? Après le "NON" des Gaulois, quoi?
Para onde a Europa Unificada? Para onde os queijos plastificados? E os vinhos europeizados (*)?

(*) Ontem num cocktail dos Eslovacos (?) serviram um vinho da região e, adivinhem, era um... Cabernet Sauvignon... Ora, isto já é demais! Tutti sono uguali. Além disso, os autênticos vinhos "eslovacos" (que NUNCA viram nada de cabernets nem de sauvignons) eram húngaros antes de 4 de Junho de 1920... data do fatídico Tratado de Trianon..

Estou com muita curiosidade (talvez não será satisfeita durante a minha sobrevivência neste globo, pois a idade não perdoa, nem o PSA) em saber quanto durará a Comunidade...

O sonho do Tratado de Roma começa a dissipar... Muitos devem estar a questionar a conveniência do desmembramento de Impérios como o Austro-Húngaro... E até o Turco... (Vide o que se passa nos seus antigos territórios). E nem sequer falemos das descolonizações... Pobres 3º mundistas... O que estarão agora a pensar os autores desses crimes contra a humanidade?

Saudações cada dia mais reaccionárias!

Espero a pronta reactivação blogal!

Cumprimentos respeitosos ao Mr. Scotch! Agradeço a sua amável contribuição.

Cirrus





terça-feira, maio 24, 2005

Eminescu

Muito apreciei as gentís e elegantes palavras do Mr. Scotch. Lamento, apenas, que se tivesse enganado acerca da localização cronológica do, por mim muito admirado, Mihai Eminescu. Ele nasceu a 15 de janeiro de 1850 em Botosani, e faleceu a 15 de Junho de 1889 em Bucareste (portanto viveu na segunda metade do século XIX). Aconselho-o a ler alguns dos seus poemas. Existe uma óptima tradução para o português, feita pelo saudoso Prof. Victor Buescu que ensinou na Fac. de Letras de Lx. nos anos 40, 50, e 60. Não deverá ser difícil encontrar a obra em algum bom alfarrabista.

Vamos agora à mini-revista da imprensa local, obsecada com os 6.83%:

Na Capital (pg 3) vem o extenso (e carente de substância) artigo do MS, agnóstico, ateu, descolonizador exemplar, que, entre outras monstruosidades "revisionistas" apresenta, "en guise" de justificação dos crimes cometidos contra o Ultramar Português, o facto de que a "... situação, tanto no Continente como nas Colónias, estava imensamente degradada e a única saída possível era negociar a paz com as forças que nos resistiam e queriam a independencia". Admiro a ousadia e o descaramento deste "estadista" que passa, de ânimo leve, por cima de factos indesmentíveis tais como a reluctância dos "coloniais" em serem entregues de qualquer maneira aos marxistas-leninistas que se auto-proclamavam libertadores.... Se o MS prestasse atenção ao que ainda o rodeia, veria que, hoje, em Cabo Verde, por exemplo, existe todo um movimento que pretende aderir à União Europeia como parte integrante de Portugal, por não reconhecer a autoridade do governo do PAICV...

Mais adiante na sua crónica, depois de declarar que se sente honrado por ter pertencido ao que denomina "governos de Abril" (?), o mesmo diz que foram "salvaguardados os interesses legítimos de Portugal" e "estabeleceram-se relações fraternas com os países africanos lusófonos, cujas independências se reconheceram."

Seguem-se mais barbaridades que nem sequer merecem destaque até chegarmos a outra pérola do vetusto político: ele aconselha-nos a reflectir nas responsabilidades dos países desenvolvidos - da Europa e da América - em tempo de globalização neo-liberal (?). Diz ainda que temos de exigir solidariedade e justiça para as populações africanas nossas irmãs...

Qual será o motivo que leva o sr. Mario S. a não mencionar sequer a CORRUPÇÃO doentia dos dirigentes como a causa principal da tragédia africana? Pena êle não se dedicar a uma análise mais profunda desse tema, em vez de se limitar a superficialidades e clichés ultrapassados...

Finaliza o iluminado a referir que o seminário do Porto culminou numa jornada pelo Douro dos embaixadores africanos em Portugal, que constituiu um êxito, devido em grande parte ao trabalho infatigável do vice-presidente da Fundação Portugal Africa... Pergunto: foi o infatigável vice a remar?

Para quê mostrar o Douro aos representantes (e cúmplices) dos cleptocratas que, por sinal, já devem ser proprietários de metade deste país? Êsses já conhecem o Douro melhor do que o MS...

Outra notícia que muito me agradou ler foi a publicada na última página do Jornal de Notícias de hoje e intitulada: Comunista Morre.

Refere que o Ludgero Pinto Basto morreu aos 96 anos segundo anúncio do PCP. Acrescenta que o militante do PCP desde 1934, além de participar na Guerra Civil Española, (ao lado dos republicanos, esclarece o autor da nota...), foi preso pela PIDE e participou até 1974 em todas as movimentações antifascistas... Que raça de ditadura fascista foi essa? Foi preso e mesmo assim participou em todas as movimentações antifascistas? Não posso crer!

Bem, meus meninos, vou trabalhar...

Saudações colonialistas ao Mujimbo (na pátria da Mentirita = Cuba Libre) e augúrios tecnológico-cibernéticos ao Vintage (espero que o seu modem esteja recuperado).

Mais uma vez agradeço ao Scotch as amáveis palavras que me dirigiu.

Até breve,
Cirrus



domingo, maio 22, 2005

Domingo

Terminada a repetição da magnífica "Così fan Tutte" do Johannes Chrisostomus Amadeus, Wolferl, como o chamava o amantíssimo genitor Leopoldo, junto-me ao século XXI para dar a minha contribuição ao debate nacional. Ví que um tal de Anonimus está mal disposto e me apoda de "bushista" (?). Tenho pena. Está um belo dia de sol, com algumas lindas nuvenzinhas (cumulus, nimbus e até alguns cirrus...). Não deveriamos apenas ver o lado obscuro das cousas. Hoje, p.e., estive de manhã a assistir às proezas atléticas dos meus netos no, imaginem, estádio da FNAT. Alí está, intacto, sem ter sido destruído pela revolução. Tal como o estádio olímpico de Roma. Apenas foi re-baptizado: 1º de Maio!!!!!! Que obra! Que gloria!

Terminados os jogos, seguimos para a loja dos periquitos e agora a família já conta com mais dois membros: 1 mãe, 2 netos, 2 avós, 2 pretinhas, 2 periquitos. Ontem faleceu o pardalinho bebé encontrado na saída do metropolitano....

Felicito o Vintage pela sua comunhão com o GFH. É necessária e fundamental.

Eu cá me sustento com o triste Amadeus. Mas digo que valeu à pena ver o Così fan Tutte. E pensar que ele a compôs um ano antes de morrer. Che meraviglia!!!!!

Agora termino com Ovídio:

Lusus habet finem; cygnis descendere tyempus,
Duxerunt collo qui iuga nostra suo.
Vt quondam iuvenes, ita nunc, mea turba, puellae
Inscribant spoliis "Naso magister erat"

(n.t. - por Naso leia-se Cirrus....)

Êsse também ajuda a encarar a vida.

Perdoem-me os detractores. Ovídio escreveu antes de 1789.... Sorry....

Cirrus

sábado, maio 21, 2005

Georg Friederich

Recuperando uns dias de ausência forçada, retemperei-me com o génio de G F Handel... Nunca me canso do "Orlando" ou do "Judas Maccabaeus", entre outras obras primas (e tias...) do meu compositor favorito...
Aleluia!!!! Cirrus visitou o Centro e almoçou o cabritinho de Santa Luzia e jantou no eterno Zé Neto. Aleluia, aleluia!!!.Penso que saiu mais reconfortado com os homens e com os mânes...
FFoz: a "Sagres" ancorada no cais,visitada com unção pelo triunvirato (que se completava com o Impressor Universal) fez lembrar velhos tempos de glória perdida mas não esquecida...
O Pacheco Pereira advogando o "não" ao miserando pacto do corrupto e "diamantífero" Giscard, permite pensar que ainda há alguns não vendidos nesta terra que deu "novos mundos ao mundo".
Acabei o almoço na FF com o sápico sabor dum Rémy Martin. Invejas?
Felix qui potuit rerum cognoscere causas. E esta... Hen?

Puro

Regressei à capital imperial e constatei, consternadíssimo, que o Sr. Scotch persiste em dar "lessons of pseudo-intellectuality" a este pacato trio de lucubradores.....

Mr. Highlander: A sua admiração pelo Arnesto faz-me suspeitar que possue tendencias filo-comunistas. Acredito ainda que admira os Republicanos da vizinha España... Creio ainda mais que fica comovido quando ouve falar do sacrifício dos gloriosos soviéticos em garantir ao mundo e cito do "elucidativo" (e surprendente) artigo do Sr. Luís Marinho (de profissão actual: Ex-Vice Presidente do Parlamento Europeu), ontem publicado no Calino: "Não se podem esquecer mais de 20 milhões de russos que deram a vida para que vivêssemos a liberdade que seus filhos não conheceram."

Caro Haig: Deixe-se de cultura barata. O Ernesto foi um utensílio do Comandante. Toda esta palhaçada dos mojitos e outras mistelas perniciosas à saúde dos humanos (que apenas deveriam beber VINHO), mais os museus e centros de estudo dedicados au EH, nada mais são do que subterfúgios para enganar o turista dando-lhe o prazer que os cubanos, na sua quase totalidade, jamais terão enquanto durar o paraíso castrista.

Prezado Black & White: Se tanto o irritamos, procure ser mais compreensivo e passe a ler os livros publicados até 1789. Verá que lhe servirão para analisar o mundo actual com maior acuidade e assim não se deixará levar pelo "politicamente correcto" que procura (e confesso, consegue, com crescente sucesso) imbecilizar o género humano.

Estimado Grant's: Tenha um óptimo fim de semana. Até a próxima. Descanse para poder continuar a ser um activo membro da População Activa, agremiação essa de que tanto se orgulha pertencer.

Saúdo o Vintage e o Mujimbo (que agora baila ao som do son...).

A bem da Nação,

Cirrus

sexta-feira, maio 20, 2005

Obrigado, hasta la vista

Um tal de Escoteche si meteu entre estes comentários, louvando-nos por nos assumirmos como, e lhe cito
"um forum", bastante peripatético-aristotélico, olhem, eu parto agora, vou peripateticar, já estou atrasado, para Cuba.
Mas este forum e volto a citar, é "de interesse intelectual muito abaixo do que se considera aceitável". Considera-se, o Sr Escoteche, como um membro da Populazione Activa, sem tempo, ocupadíssimo.
Lhe agradeço os conselhos do mojito e para lhe responder, o amigo Ernesto igualmente escrevia que "aquilo que se escreve com facilidade, só cs consegue ler com muita dificuldade". Ora isto aplica-se, aqui e agora, palavra de Hemingway, pelo que lhe aconselho a cuidar mais daquilo que escreve, a não ser tão drástico.
A propósito, eu levo uma camisa azul, a cor mais linda do universo.
Saludos revolucionarios para todos e hasta la vista, camaradas.

terça-feira, maio 17, 2005

com água lisa ou castelo?

As severas e cáusticas críticas que um denominado "scotch" faz aos escritos de Cirrus e da maltosa do Via em geral, são o paradigma da soit disant "direita politicamente correcta", sem grande espinha vertebral, com elementos faltosos nos segmentos cervical e lombar que são aqueles que determinam a atitude das gentes perante as coisas passadas e presentes que valem realmente a pena.Não saõ realmente cifótico mas antes escolióticos.
Fanáticos do "futibol" ,devoram toda a livralhada possível e citam com abundância os seus gurus de ocasião. Malta no fundo porreiraça e preferível ás Portas Rosadas do Louçâ. Pessoalmente, gosto mais do produto oriundo da Irlanda do que da Escócia e não é por causa dos "kilts".Sem água e sem gelo.
A origem do escriba,cheira-me no entanto bastante, ao estilo habitual dum colaborador frequente do colega www.marsalgadoblogspot.com que tem ligações onomásticas com o Santo Padroeiro de Lisboa( não, não é St. António não!).
De qualquer modo grato pela atenção.
Mujimbo parte para as terras do avô Castro!Sem vergonha di tuge! Dá um abraço ao Ernesto( não, não é ao argentino!) e quanto ao rum já sabes o que a casa gasta. Cuidado com os "habanos" e com o local onde são enrrolados.Boa viagem e descanso.
Cirrus, o nome é René Pelissier e pela Amazon aqui o parvo vai pagar 32 euros por causa do porte. De capa são 23 euros. Ganda negócio, né?
Amplexo fraterno a tutti quanti.

Positivismo deca o dente

Os meus camaradas estão em plena forma, é só blogar! Com muitos afazeres profissionais e não só, tenho-me eximido no bloguistão, valores de outra ordem se alevantam. Diplo macia com as comunidades, que às vezes não é macia coisíssima nenhuma. E também porque estou a escrever um livro, livro esse sobre Angola, que tal?
Cansado que nem um burro, ou branco porco, como já me chamaram; igualmente já me chamaram mulato di merda ou verdadeiro DDM (Diplomata De Merda) mas este último desafio passa ao lado, pois apenasmente sou equiparado a DDM, falso DDM, execrável DDM, matumbo,etc.Perguntem no Largo do Rilvas a ver quem responde se precisam de equiparados DDM.
Após estes considerandos positivistas e decadentes, vou-me.
Vou-me e na sesta feira então não é que vou visitar durante 10 dias as conquistas de la revolución fidelista? Hombre, qué responsabilidad para mis ojos de anotar todo lo que voi a experienciar en la isla bonita!Después les hago el relato.
Hasta siempre! Saludos revolucionarios

Carta das Mulheres!

Invejo a população da minha querida Coimbra. Gaudeamus! A Carta e a Manta chegam amanhã...
Abaixo o patriarcado (qual deles?) e o capitalismo, conforme dito por Sandra Silvestre. Estou curioso por ver qual será a mensagem do retalho (de tecido português - possivelmente oriundo de algum dos teares falidos da Covilhã?????) que Ana Salazar irá coser à Manta de Solidariedade.
Espero que na quinta feira possamos estar todos a caminho de Espanha, a desfraldar, orgulhosamente, a manta, para a entregar, com a carta, pela mão de uma mulher (qual delas?) a alguma Españolita não identificada, algures na agora inexistente fronteira Shengeniana. Fiquei com imensa curiosidade pois o Calino não explica essa parte da transferencia no seu elucidativo artigo do dia 17 de Maio.

Outra pergunta não elucidada: Que tipo de acções de rua terão lugar em Coimbra na Baixa e na Praça D. Dinis das 12:00 às 14:00 e das 15:00 às 17:00 respectivamente? E porquê a praça D. Dinis? Não haverá uma praça feminina em Coimbra? Fica em suspenso a minha pergunta.

Viva a Carta!

Cirrus

Publico

Via Latrina

Uma rápida:

No Publico de hoje, a páginas 11, no artigo/entrevista sobre a Extrema-direita Portuguesa, o jornalista Ricardo Dias Felner, na terceira coluna, mete a pata na poça quando diz, e passo a citar:
"É o caso do convite do Nova Drepta (sic) (em Romeno é Dreapta...) romeno para a participação na celebração do aniversário da morte de Corneliu Codreanu (lider da Guarda de Ferro, movimento fascista e anti-semita que se opôs a Ceausescu) ...."

Fico boquiaberto com a ignorância histórica do jornalista. Codreanu faleceu (assassinado) em 1938. Ceausescu não existiu como dirigente até os anos 70. Nem Codreanu, nem a sua Garda de Fer tiveram seja o que fosse a ter com Ceausescu.

Sei que isto não parece importante. No entanto, a meu ver, este lapso DESQUALIFICA totalmente o Sr. Felner de poder sequer falar sobre o assunto. Porquê não vai estudar? E talvez se dedicar a outros afazeres? E deixe de se auto-denominar jornalista.... A sua ignorancia presta um mau serviço à classe!

Não resistí...

Cirrus


Os grilos...

Via Latrina
Com muito pouco tempo para "blogar", venho, rodeado pelo silêncio sepulcral que rodeia este "site" (onde nem sequer os grilos ousam participar ... cri,cri,cri...), perguntar: Onde estais?

Como dizem nos States: Was it something I said?

Já encomendei o livro. Aguardo com grande expectativa.

Vou laborar um pouco.
Amplexo fraterno.
Cirrus

segunda-feira, maio 16, 2005

Dia da Família

Via Latrina

Lí com gaudio no Kalino de hoje que ontem foi comemorado o "dia internacional" da família... Lí ainda que havia pinturas de caras e insufláveis... Que bom, que instrutivo, que moderno... E tudo isso aconteceu em frente do "mamarracho" construído à beira da linha da Lousã e cuja origem ainda não foi desvendada... How quaint. Só tive pena de não ter podido aderir ao movimento cívico-patriótico-familiar dada a distância longínqua que me separava da Lusa Athenas... Se tivesse sabido, metia-me na primeira carreira que parte da estação rodoviária de Sete Rios para a estação da mesma na Av. Fernão de Magalhães. Além disso, teria tido a oportunidade de assistir à eleição da Miss Diário de Coimbra/Broadway, que, estou seguro, teve a comparticipação "halètante" dos respectivos familiares das concorrentes, por sinal "guapísimas" todas...

Sinto saudades do bucolismo Mondeguiano e da companhia grave dos habitantes desse vale que tanto lembra os baixios do Pó. Imagino-me a passear pela margem do Basófias, em companhia das honradas famelgas, a pedir que "les artistes" pintassem a águia do Benfica nas bochechas do Tomás, para assim melhor comemorar a faustosa epheméride.

Parabéns à diplo-macia lusitana pela victória no Dubai. Vivat, Crescat, Floreat... Nada como mover influências para que alguns privilegiados possam, impunemente, violar as leis... O desenlace feliz dessa "crise internacional" apenas serve para reforçar em minha humilde pessoa a confiança na utilidade dos conhecimentos e dos contactos. Só espero que o Sr. Ministro reconheça os altos serviços prestados por S.Exª o Sr. Ex. Ministro (por sinal quase sem custo ao erário nacional), e o recompense com um posto condigno do seu amplamente demonstrado "talent de bien faire"... sem falar, é óbvio, da condecoração inerente ao feito (de minimis a Torre e Espada!).

Inspirado por essas e outras demonstrações de estarmos a singrar pela rota correcta, enfrento a nova semana com redobrado vigor.

Amplexo fraterno e sonhador do vosso

Cirrus

domingo, maio 15, 2005

Cuore Rosso

CUORE ROSSO e como, na itala lingua, se deve descrever um coracao dedicado aos VERMELHOS da Luminosidade.... Felicito o Vintage pelos sucessos da "cancha" (vocabulo bras. significa relvado = campo de futebol). Lamento aos Leoes terem perdido... Nao mereciam. Foi um jogo despido de qualquer gloria (conforme vi pelas resenhas televisivas), tal como tem sido os ultimos encontros do Bemphica...
Eu como sou TUTTO NERO, nao fico emocionado com outros duelos. A NOI!!!!

Entao para quando uma visita a capital? Com as buscas imobiliarias filiais, creio que se justificam certas deslocacoes paterno-maternas ao coracao do Imperio. E o Mujimbo (esse mondrongo* di m....) tambem se poderia dignar a uma saudacao pessoal, e evitar que seja considerado uma mera alma penada que esvoaca por ai....

* Mondrongo (vocabulo cabo verdiano - significado no temp das provincias ultramarinas: porco branco)

Linda manha. Vamos a Santa Maria de Belem para a missa.

Amplexo fraterno

Cirrua

sábado, maio 14, 2005

by night

Acabo de saber da vitória dos Reds sobre os Greens. Não posso dizer que fiquei triste. Depois dos "camisa neras" da AAC "mi cuore es rubro" (corrige-me a ortografia, Itálico Cirrus...).
Que o também glorioso SCP ganhe a Taça UEFA aos ex-sov, é agora o meu desejo desportivo mais premente.

contraproposta

Bem dito isso aí dos tal de Djugasvili; se poderia ir no outro lado e repetir as mesmas façanhas com o tal de Führer, as mesmas não, mas com inspiração comparável. Meden àgan (diziam os gregos) in medio stat virtus, os latinos. Mas se fôr por isso que vamos encontrar como modelos os Soares ou outros quejandos, vou ali e volto logo.Quem me ajuda? Socorro! Mas de tantos males, os menos eu prefiro, e ao menos que não me violentem a razão, que também não quero violentar ninguém. E a nossa razão que não chega para quase nada,hem?
Cada vez mais temos de metapensar e concluir a necessidade de Deus.Esse tal de Calino é mesmo de avental, mas dê-se-lhe a importância devida e só essa, quando não há remédio.

Povos Inteiros

O Vintage fez bem em mencionar que a "gloriosa" URSS foi responsavel pelo desaparecimento de incontavel numero de seres humanos. O que nao disse foi que povos inteiros da Asia Central desapareceram gracas ao Dzjugaszvili (Stalin) e que ainda estamos a pagar pela fraqueza ocidental em YALTA, onde "os aliados" criaram o caldo de cultivo para os conflitos que irao continuar a destrocar a Europa. E o que dizer de Koenigsberg? Berco de Emmanuel Kant, o mundo inteiro, impavido e sereno, ignorantemente aceita que a velha Prussia Oriental tenha sido CRIMINOSAMENTE transformada em Kaliningrad, constituindo um enclave venenoso na Europa... Vale a pena visitar. E um regresso aos dias mais escuros da U. Sovietica...
Esse enclave, e peco a Deus que me engane, ainda vai dar o que falar...

Bem, meus meninos, cou a Se Patriarcal para a Prima Communio do meu netito.

Amplexo fortissimo e lembrem-se de que:

ABISSUS ABISSUM INVOCAT...

Cirrus

sexta-feira, maio 13, 2005

milhões

Já tinha desligado os fusíveis quando me ocorreu uma breve nota sobre as comemorações do final da II GG.
Os russos e toda a panóplia bem pensante reunida na praça Vermelha em Moscovo a bajular o Putin, carpiram até à desidratação, os 27 milhões de mortos soviéticos ocorridos durante o conflito! Nem uma palavra dita ou escrita sobre os 62 milhões de mortes provocadas pelos regimes comunistas durante e depois do fim da guerra.
Goulags, Cambodjas,Avô Castro e kapangas,apagados da memória colectiva.
Relata refero (Herodoto)

Futibola

Saudemos o regresso desejado do kamarada Cirrus á blogosfera, como sempre pelno de pura razão crítica.Beijos á Tia Madalena e ao Tio Mário...
Dos nevoeiros da Mittel Europa tardam novas do Mujimbo, se calha sofrendo com o frio pouco angolano...
Ganda jogo de futibol em perspectiva para amanhã.
Vai também acontecer o jogo internacional França versus Reinos Desunidos (Escócia e Irlanda). Em entrevista a agência ANI, Via Latrina pode desde já adiantar a formação das equipes:
França:GR-Beaujolais; Defesas-Cognac,Armagnac, Calvados e Merlot; Médios:Margaux, Pauillac, Sauternes e Chardonays; Avançados: Moet e Chandon.
Reino Desunido: GR- Vat; Defesas: Bushmils,Cutty,Justerinni e Monks;Médios:Glenlivet,
Logan,Jameson e Glenfidish; Avançados:Parr e Cardhu.
O árbito é o Sr. Moscato de Canelli (Itália).
Que ganhe o melhor...
A latere e como é de uso, o Diário Republicano das Beiras,(vulgo Calino), afirma hoje duas vezes na última página que ontem em Fátima estiveram presentes trinta mil peregrinos quando toda a informação viu e disse que viu mais de trezentos mil.Nestes números que tem a ver com a Igreja, o "avental" puxa sempre para baixo.

Considerações fátuas

Desejo as melhoras ao Cirrus: de saúde e, sobretudo as melhoras dum tempo que lhe escapa, sempre ao encontro dum zenite, de mais outro e outro e ainda mais um. É preciso Karma! Ao outro bloguista apenas voto na continuação do despacho daquelas meninas que adquiriu lá para a adega e que me fazem crescer a saliva.Com tempo, que estas coisas enólicas merecem relaxe.
Pois a mim o que me está a apoquentar valentemente é o caso dos sobreiros da Herdade da Vargem Fresca.Ia, pacatamente, na rua quando deparei com o Primeiro Ministro daqui, da Europa Central,o Juncker, que me disse: Então, agora, por que razão filosófica, ou socrática ou lá o que é, já não permitem manifestações de liberalismo económico reencapotado de democrata cristão, lá no vosso tão querido Portugal? Eu, atabalhoado, respondi-lhe que olhe que não, olhe que não, aquilo é só para deitar poeira para os olhos e vai ver, Senhor Juncquer, como os que estão a cantar de galo irão eles mesmos acabar por deitar abaixo os sobreiros e ficar com os lucros. Aliás fui informado, senhor 1° Ministro, que a escritura do negócio iria ser realizada num cartório no Luxemburgo,sabe, o segredo bancário nesta praça dá garantias absolutas!
Ia, respondeu, wir sind sehr gutin business. Adi! Adi, Senhor Juncker, e lá foi ele até à Bolsa, no intervalo de duas reuniões da Presidência.
Mas, voltando à vaca fria: não estou vendo como é que a Vargem Fresca pode continuar fresca se lhe cortarem os sobreiros? E mesmo no que diz respeito à Vargem, o que lhe irá acontecer?
Ai, ai, valha-nos o Espírito Santo para salvar Portucale!
Como me cortaram o DN, O Público e o Expresso, na internet, só tenho o Correio da Manhã. Aquilo é um fartar vilanagem: a avó deita a neta ao rio, a mãe é apanhada a (não posso dizer fazer amor)com o tio, seu irmão, e ambas matam a filha e sobrinha, uma mulher é esquartejada pelo home, e, só para não enfastiar, a mulher apunhala o marido.
Não tenho reunião agora, mas é o fim de um ciclo (o ciclo diário) e necessito retemperar energias espirituais, bastante por baixo, neste entretanto.
Corações ao alto, oh bloguistas latrineiros! Abraços.

Jameson & Rémi

Via Latrina

Sobrevivido o jantar da noute passada na companhia alegre do Justerini, em vão aguardada a comunicação prometida, regresso às páginas da Via Latrina para uma breve nota sobre a actual conjuntura. Que pasa, señores? (peço perdão por não poder inverter o ponto de interrogação que deveria anteceder a frase no idioma de Cervantes)

Não consigo comprender este total descalabro socio-político em que nos encontramos. Não falo de meros actos de aparentemente endémica corrupção, mas sim do ínfimo nível que a nossa "mídia" conseguiu atingir sem que a camada ainda racional da sociedade lusa se manifestasse através da QUEIMA dos jornais e da destruição das torres emissoras de TV... O insulto ao humano intelecto ultrapassa os mais generosos limites que algum benefício da dúvida e muita boa vontade possam estabelecer.

A revisão histórica e o infindável martelar diário de mentiras acaba por estultificar as massas (e não só) e por imbecilizar gerações sucessivas de modo a que, em pouco tempo, já ninguém tenha uma ideia clara do que realmente sucedeu nas décadas passadas ou mesmo hontem.

Basta de pensamentos sombrios pois corro para um "meeting". Peço perdão por este desabafo, mas a leitura matinal dos periódicos locais leva-me a certos desvarios...

Saudações revolucionárias ao Vintage e ao Mujimbo.


Amplexo do

Cirrus

quinta-feira, maio 12, 2005

Via Latrina

Via Latrina

EUREKA!!!!

Após forçada ausencia, eis que regresso à lide bloguista mas ultrapassado pelos acontecimentos: Madalena em Lx, phinanciada pelo DN e afins, a dizer cousas importantes perante audiências pro-letárias a um custo de € 200.00 por cabeça. Isto lembra-me o "furor" causado pelas conferencias do Gorbatchov, depois de ter enterrado a "gloriosa" URSS... O mundo inteiro pugnava pelo privilégio de almoçar ou jantar em companhia do grande perdedor... Vá uma pessoa comprender a estultícia humana. Sobretudo a êsses preços. Prefiro um almoço no Zé Neto sem "celebridades" à mistura.

Mas, voltando à "cold cow" (não à Madalena...) vejo consternado que a minha prometida nota sobre o Papa nunca viu a luz solar. O que na época muito me afectou o "pacemaker" foi o facto de que TODOS neste nosso infeliz globo decidiram dar a sua colherada sobre a escolha do novo Sumo Pontífice. O pobre foi acusado de tudo. Desde o ser filho de um polícia alemão até o de ter pertencido à Hitlerjugend, de ter sido artilheiro anti-aéreo durante os últimos momentos da 2ª GG, até o de ser um retrógrado, conservador, e intransigente. Até o MS, estadista insigne, agnóstico/ateu/descrente, teve a ousadia de se pronunciar. Minha inquietação resume-se a uma única quaestio: Se não estão contentes, criem uma nova igreja, passem a ser protestantes, budistas, fetichistas, ou qualquer outra coisa. Não se metam. Cada um tem a religião que quiser. Que eu saiba, ninguém critica a escolha do novo Rabino de Jerusalém, ou do Patriarca de Moscovo, nem do Dalai Lama, ou mesmo do feiticeiro de Kikwit (para os ignaros, localizada no que hoje em dia é denominada como a Republica Democratica do Congo)...

No outro dia, faute de mieux, resolví ir ver A Queda. Confesso que fiquei impressionado com o facto de ter sido um filme digno, que não recorreu ao já cansado subterfúgio de ridicularizar tudo o que é alemão e relacionado com o III Reich.

Bom, agora parto. Vou visitar o meu cardio, para substitutir as pilhas do pacemaker. A leitura dos periódicos e a assistência aos telejornais têm um efeito pernicioso sobre o normal funcionamento do meu cuore ingrato....

Amplexo ao Vintage e ao Mujimbo.

Até à vista camaradas. Guardem las botellas con cariño... y llhenas, de preferencia....

Com saudades
CIRRUS

quarta-feira, maio 11, 2005

Velejando

No passado Sábado li ter estado em Coimbra a apresntar o seu livro "A filha do Capitão" o José Rodrigues dos Santos, mais conhecido entre nós como pivot do Telejornal. Já li o referido book há vários meses e não sei o porquê desta apresentação tardia. O homem que até nem escreve mal tornou a obra intragável por tentar à viva força introduzir na conjuntura temas de ordem filosófica que são extemporânes na boca de algumas das personagens. Quis mostrar"cultura" e acabou aborrecendo os leitores que não sabiam, como era o meu caso, que o senhor era professor numa universidade ( suponho que de jornalismo).È rídiculo ler uma tenente de cavalaria citar Nietzche e Schopenhauer entre outros e com abundância... Tem o livro a virtude de retratar, penso que alguma fidelidade o papel esquecido do CEP na Primeira GG. O Exército Português lutou bravamente e só na batalha de La Lys ficarm 6000...
O caso do Nobre Guedes e do Abel Pinheiro, nenhum dos quais conheço, é típico duma retaliação política e do lançamento de cortinas de fumo par entreter o pagode. Que os maiorais súcias digam "Desta água nunca bebi..." e ficaremos todos mais descansados.Né?
A AAC continua a ser o que já era:a Maior. Lamento não poder dizer o mesmo do Portimonense...
A querida Madalena em Lisboa?Quem diria! Quanto veio receber e de quem?

terça-feira, maio 10, 2005

Xé, Éué!já estou impossibilitado de ir no Puto, mesmo na corrida? Cuésa que estou com ela é essa aí das garrafa qui estou querendo provar e Vintage não está querendo largar! Muito feio, não se faz! Ké qui aconteceu aí no cirrútico bloguisteiro, se projectou nos cúmulo-nimbus estratoferantes das política bushista lá na pátria do Putinho, querendo fazer os raposa ser cordeiro e contrariamentemente? Deus nos livre e a kianda luandense vai nos proteger desses tais de pacifismos intolerantes e políticos ajindungados que fazem muita zutice.
Muinta gráça é o que incontrei nas notícia da liturgia do porco que está na provocação duma orgia do leitão. Então, afinal, leitão enquanto faz as liturgia se vai xinguilando e orgia-se mesmo?
Corre aqui um mujimbo que fala dessas cuesas complicadas, mas eu acredito mesmo, leitão é orgiásticamente litúrgico, vocês nâo desconfiavam, quando leitão lhe dá para a fajutice, entra no esquema pra xingar seus parentes e leva com ele tudo, não deixa nada nos Kambas nem bródas.
Vou deixar esse tema leitonense pra justiça que um dia Nzambi vai fazer, malembe, malembe, espera só!
Pensar nesses misosos me faz perder a minzangala e assim me vou projectar numa birra, antes de ir nos concerto que tenho de ir, agora, nos cidade de Mersch, aqui no centro europeu.
Adeus nos kotas e lhes convido a aviar uns kimbombos sem que percas a serenidade conseguida ao longo desta vida tão cumprida...

broda-amigo; fajutice-falsidade; kimbombo-bebida alcoólica; misoso-estória; mizangala-juventude; xinguilamento-transe; zutice-burrice.

segunda-feira, maio 09, 2005

O silêncio dos pecadores

Sim, peca-se por ausência e por omissão!!
Mujimbo vem do Centrum da Europa e escapa-se lesto de Olissipo com um fim de semana no papo e uma rápida telefonadela.
Cirrus arrimado a uma hepática víscera corroída por álcoóis e sabores de cinco continentes mas com "jigller" adaptado ao Pisco do Perú, adquiriu o mutismo dos amigos de Ayacucho e de novas ...niente!
Enfim sinto a solidão e do meu epigrama onomástico tiro partido e uso, com a aquisição de um Quinta do Vesúvio de 2001 e de três preciosas caixinhas de LBV da Warres a preço da chuva que este ano não se mostrou. Depois venham pedir para provar...
Desta vez embora sem calinada acessória, não resisto a transcrever do DC uma notícia sensas:a BT da GNR multou em Coimbra, com violentas coimas, carros ornamentados dos estudantes que em Coimbra vão participar amanhã no cortejo da Queima. Nada de anormal se os carros se não dirigissem, precisamente para o Quartel sede da GNR, na Av. Dias da Silva, autorizados pelo respectico Comando para aí se resgurdares e partirem na altura do dito Cortejo.Comentários para quê? São artistas portugueses!

quarta-feira, maio 04, 2005

Calinadas do costume

A leitura do DC é um manancial constante de surpresas. Quem como eu o lê todos os dias já não se espanta com nada. Vejamos alguns títulos de notícias da edição de hoje:
1 - "Museu do Porco reune acervo único no país". Segue extensa reportagem na qual entre outra "pérolas" consta " Museu único em todo o mundo...Da liturgia do porco à orgia do leitão". Precioso,no?
2- Pg 16 " Governo só constrói metade dos novos hospitais". A questão que se coloca é: Quem constrói a outra metade? Só se constroem as paredes? Fica o telhado por fazer? Só se fazem metade das canalizações e dos esgotos?
3 - Pg. 4 " Regou a amante com gasolina". Nem a crise petrolífera afecta o dia a dia dos portugas.
4 - " Uma das ratazanas já tinha subido ao meu parapeito", isto na pg 4 reportando-se a uma senhora que vive na rua do Brasil e que "já chegou aver 18 ratazanas juntas nas traseiras de casa".Ainda bem que as ditas ficaram pelo parapeito..da senhora!
Há mais... È só procurar todos os dias.

terça-feira, maio 03, 2005

O silêncio dos inocentes?

Bloguistas Cirrus e Mujimbo mantém silêncio espectral! Que passa hombres?
Passando uma revista sumária às notícias do dia e consultando as Agências Noticiosas, que temos?
Declarações a ANI do Prf. Freitas da Amarillo:"Sim, é verdade que convidei a Condoleza para um fim de semana de repouso em Portugal.Isto não significa que aceitemos a política imperialista e fascistóide do Buxo e da Sra. Rice. O convite é pessoal não compromete o país. Só voltarei a prestar declarações depois de estar com ela esse fim de semana que espero frutuoso e gratificante para os dois".
Declarações à Novotsi de Mário Solares: "Sim, confirmo que quando meti o socialismo na gaveta me entalei! Não digo que parte do corpo mas que foi doloroso, lá isso foi! Que o diga a Barrosela que esteve privada uns tempos largos. Mas houve compensações... Financiamentos, relacções com outros capangas... Enfim, a prosperidade para o país".
Naõ consegui ler mais nada...
Vou consultar nos próximos dias mais Agências Noticiosas e darei conta...

domingo, maio 01, 2005

Regresso à Pátria

Oito dias fora, oito dias dentro de nós, em constante comparação com os contrastes observados... È sempre a mesma coisa...
Glórias conhecidas à chegada:
A velha AAC derrota o Boavista e quebra o record de não-derrotas na Super Liga, garantindo a permanência... Vivat Academia...Gaudeamus Igitur!!!!!!!!!!!!!!
O SCP derrota os Dutchs que na véspera inundavam os jornais locais com parangonas de primeira página. No dia a seguir á derrota em Lisboa, os mesmos jornais davam notícias pequenas de rodapé...O que é o nacionalalismo ou o que resta dele nesta Europa que querem confederada?
Ontem, 30 de Abril, dia da Rainha! Nas ruas de Utrech metade das gentes usava uma ou mais que uma peça de roupa cor de laranja em homenagem à Casa de Orange e a Rainha Beatriz...
Belo de se ver e observar.Uma Monarquia pujante de apoio popular numa Europa descarectarizada mas que ainda anseia e guarda os símbolos prórpios.
Brugge: uma pérola do Ocidente! Jantar numa mesa sobre o canal, no "Duc de Bourgogne" em cuja sala de estar está a árvore geneológica de Isabel de Portugal, Duquesa e filha de D. João II, bebendo um bom Chablis de 2002. Faz bem ao estômago e á alma do portuga.Pena que a carteira não possa sempre acompanhar estas nobres intenções...
Surpresas ainda à chegada: o CDS com novo presidente inesperado. Pareceu-me um processo um tanto confuso. Para o "Expresso" se congratular tanto com a "transparência do Congresso" hay que desconfiar "un ratito...".On verra...

Difícil blogar este meu prubrema

Três vezes tentei blogar, três vezes falhei, e andei à volta do blogue e disse: quem foi que me mandou passar esta fonteira da técnica, se não sou chamado a isso? E o blogue respondeu: mujimbo tens de ter atenção no que estás fazendo.
Assim, hoje, nova e arrojada tentativa: curioso, estou pra ver a promessa do Cirrus em explicar essas cuesa do Bento XVI, para mim muinto complicadas, não esperava.
E outro assunto, quando teremos, renovado de europeu das Holanda, a companhia do Vintage?
Sol abrasador nos está queimando aqui no Centro.
Pensamento: o que o domingo tem de melhor ainda é o sábado à tarde.
E, pois, vou bumbar um pouco, tenho os ranchos folclóricos mi esperando.
Bom week-end.