segunda-feira, setembro 12, 2005

Rim "au sauté"


Há que obter um par de rins de animal porcino não muito idoso (desmanchado de preferência por por um matador conhecido que dê fé de eventuias doenças do bácoro).
Os órgãos depuradores serão de imediato abertos e cortados ao meio no sentido longitudinal de modo a ser possível lavá-los abundantemente em água corrente com o fim de retirar o recuerdo urinífero sempre presente.O aparelho excretor cálices e bacinete é removido e deitado fora.
Num tacho não muito alto depositam-se as quatro partes que são polvilhadas com sal grosso, alho migado, sumo de limão q.b. e alguma salsa migada. Repousa toda a noite.
Na hora da verdade vai a frigir numa sertã baixa e de confiança, com uma mistura meio por meio de azeite e manteiga. Um pouco antes de chegar ao "ponto" adiciona-se meio cálice de vinho do Porto que não é necessário ser de grande qualidade. Basta um Tawny de 10 ou 20 anos.
Frige quantum satis sem deixar enegrecer.Depois de retirar do lume acrescenta-se sobre as metades salsa fresca bem migada q.b.
Há quem faça e eu, partilho dessa ideação, um retalho total do órgão depurador, em pequenos cubos, o que permite à víscera adquirir durante a frijação os sabores do vinho fino.
Acompanhamento: arroz barnco ou batata cozida.
Bebida: tinto com taninos (Bairrada ou mesmo um Douro ou Alentejo encorpados).
Foi hoje o meu jantar...

Sem comentários: