sábado, setembro 24, 2005

Socialite


Os media portugas fervem de notícias do país e de transcrições de agências estrangeiras.
Ao fim de semana, os jovens operários em situação de pré-reforma, like me, devoram com cúpida avidez essas notícias que os fazem sonhar com patamares de luxo e fortuna que jamais poderão alcançar, entrando na intimidade das gentes conhecidas atraves das revistas de "coração".
Nestes últimos dias e embora ocupado com a tradução yedish dos poemas do Yasser Arfat não posso deixar de recordar algumas delas:
1) Agência LUSA:" Manuel Alegre propõe contrato a Fátima Felgueiras. Inclui casamento com comunhão de adquiridos, campanha conjunta para as eleições autàrquicas e presidenciais além da eliminação física da Helena Roseta."
A Ordem dos Arquitectos ao tomar conhecimento desta cláusula manifestou vivo repúdio por a mesma "só agora ter sido tido em conta".
2) Agência ANGOP: "Presidente Dos Santos distribui fortuna pessoal pelo "meninos de rua" de Luanda. O Boing 767 privado da Presidência continua a servir para transportar frescos e crustáceos perecíveis da Europa para Futungo".
3) Agência EFE:"O Ministro da Economia de Espanha( inclui Castela) desmentiu as afirmações do colega de Portugal sobre a conveniência de um mercado ibérico conjunto de energia:"Puerque quien tien los túberos es quien los gobierna con la naturalidad de la posse efectiva de su própria disposision". A resposta de Lisboa vai ser transmitida através do Ministério de los Negocios Etrangeros cuyo titular nos dice: "Tiemos qui tener una repuesta cautelosa y articulada con la Comission Europea y las Nacciones Unidas de la qual hay sido Presidente de la Assembleya General hace un rato de tiempo. Condoleza Rice está en contacto permaniente con nosotros sobre esta e outra materias..."
4) Agência Globo: " O Presidente de todos os brasileiros Lula da Silva, condena todas as formas de corrupção que grassam em países estrangeiros, nomeadamente nos países capitalistas, cujo exemple máximo são os EUA e a Guiné-Bissau."Enviaremos em breve uma delegação do Congresso e do Banco de Brasil a esses países para converter realmente os nossos Reais em verdadeiros Dólares. A Nação exige de nós todos uma atitude de prudência não haja por lá notas falsificadas."
5) Agência France Press:"O Presidente Jaqques Chirac emitiu uma declaração onde afirma que os interesses da França se sobrepõem parcialmente aos seus interesses pessoais e familiares .
Assim vai propor ao Parlamento um lei de excepção que inibe investigações policiais sobre corrupção, antes do falecimento dos titulares de cargos públicos, entre os quais, naturalmente, o de President de la Republique" .
Se ainda houver Portugal para a semana haverá mais, diria o saudoso poeta António Aleixo Cessariny de Vasconcelos.
Como se constata, a ilustração em cima à esquerda, nada tem a ver com os bloguistas que gerem este espaço de esforço quotidiano, em prol da Democracia. É mais uma vez um amigo do nosso Balthus de roupão, em atitude penitente...

Sem comentários: