terça-feira, outubro 11, 2005

Saramagada

Todos os dias que passam neste lindo horto à beira mar plantado trazem uma surpresa. Esta terra é uma autêntica Caixa de Pandora... Esta tarde estava, pacatamente (?), a conduzir do escritório para casa quando ligo a telefonia da viatura e calha-me um progama na emissão Portuguesa da RFI (90.4) chamado, creio eu, Sem Papas na Língua. A simpática locutora falava (penso que ao telefone) com nada mais nada menos do que o ilustre laureado com o Prémio Nobel de Literatura, José Saramago, ou melhor, nas palavras da jovem e reverente entrevistadora, Sr. Prof. (de quê?, perguntei eu aos meus botões). Ora bem. O programa desta tarde aparentava ser a continuação de um anterior em que se teria debatido a questão das melhores "brasseries" de Paris. O Sr. Prof. Laureado esteve uns bons 10 minutos a descrever cada uma delas (as brasseries), dando a direcção, a estação de Métro mais próxima e, em alguns casos, o telefone e até o nome dos proprietários... Explicou ainda, o grande literato, que quando pedirmos uma sopa de cebola em Paris não devemos dizer: "une soupe aux oignons", pois isso só serviria para nos delatar como parolos Portugueses. Deve-se, sim, pedir um "gratiné".

Realmente, nada como poder ser instruído por tão agudo intelecto como o possuído pelo Canário Saramago.

Estou feliz, sobretudo por saber que tal luminária consegue circular pela Cidade da Luz sem ser identificado como alguma vez ter pertencido à hedionda e selvática raça Lusitana, que nem sequer sabe pedir uma sopa de cebola aos criados de mesa parisienses que, por sinal, são, na sua esmagadora maioria, sim, acertaram: Portugueses, honrados, trabalhadores, e orgulhosos da sua origem PORTUCALENSE.

Bravo. Viva Marx (o Groucho) e o seu capanga Engels.

Assim vale à pena viver!

Camerati,

A NOI

Cirrus

1 comentário:

Anónimo disse...

Car Cirrus,´
Às vezes duvida-se da sanidade mental dos "contribuintes" desse bloque. Mas hoje o senhor tirou-me as dúvidas e as suspeitas.
Graças a Deus que ainda há gente que como o senhor tem a cultura e o sentido de humor suficientes para fazer com que encaremos este mundo de merda com um sorriso e acenos de concordância.
Cumprimentos e "boa continuação"..
Nobel Comitatus