sexta-feira, outubro 14, 2005

Um crime de lesa cultura...

Tenho lido nos media, desde há tempos, notícias sobre o destino da colecção de pintura do milionário Joe Berardo...
Trata-se de uma extraordinária colecção de pintura contemporânea e moderna cujo acervo tem sido parcial e temporariamente exposto nas maiores galerias do mundo e que o proprietário ofereceu a Portugal desde que haja uma sede e local condigno de exposição permanente futura.
Nenhum dos últimos governos deste país se resolveu a tratar do assunto de forma a garantir a permanência entre nós desse magnífico espólio, oferecido à parca oferta museológica nacional.
Agora, depois de condecorado pelo governo francês, foi-lhe oferecido, em França, local condigno à escolha para depositar e ficar exposta essa colecção...
Trata-se de uma autêntica vergonha não se reclamar contra esta situação que atenta contra tudo e contra todos, ao prescindir-se de um conjunto de obras notáveis oferecidas ao património nacional.
Peço a todos os que eventualmente leiam esta mensagem que através dos meios disponíveis façam noticiar este escândalo de modo a que alguma ou algumas entidades públicas ou privadas, isoladas ou em associação, impeçam esse verdadeiro crime de lesa cultura que seria para Portugal perder esse valioso património generosamente doado aos portugueses.

Sem comentários: