domingo, julho 31, 2005

Da estatística reza o methodo

Promovida pelos altos comandos da VIALAT foi iniciada em 29/06/05 uma contagem automática da frequência da consulta deste estimavel "bloque". Ao fim de um mês as contas dão uma frequência diária de consulta de 6,7 consultantes. Retirando a carga presumível gerada pelos decrépidos três autores nominais do "bloque,"(31x3=63) restam cerca de 147 consultas o que determina e manda publicar uma consulta externa de mais ou menos 4,7 per/day.
Perante estes fiéis temos que manter o elevadíssimo nível intelectual e factual ( como agora se diz...) da produção.
Com o Mujimbo nas plagas algarvias e o Cirrus a prestar homenagem a Orlando ( na Luisiana ,I suppose...) também suponho que a deriva publicitas vai diminuir. Como diria o Virgílio (defesa direito do FCP e da Selecção Nacional nos idos anos de cinquenta), escrever debaixo das faias (sub tegminie...) é difícil para a pena e para o intelecto.
Por mim, águas gélidas da FFoz esperam ansiosas por moder as pontes neuronais dos astrócitos e oligodendrogliócitos que me restam, no sentido de os reduzir aquilo que muitos já afirmam: "le neant..."
Solicito aos estimáveis confrades que apesar do período de vacacciones mantenham através dos contactos possíveis uma dialogação (como diria o Nino Vieira...)
Ad Astra...

quinta-feira, julho 28, 2005

Ciao

Caros Vintage e Mujimbo:

Ontem estive tão ocupado que nem sequer tive tempo de telefonar a dizer Adiós. Além disso, TODOS os telefones desta casa estavam, como direi, ao rubro com llamadas de ùltimo minuto, y yo, como jefe indiscutido de este hogar, calladito, esperando por su vez en la cola, vez que nunca llegó....

Isto em castelhano, in honorem da visita de JC y SG (não é marca de cigarro, é Sophia de Grecia) ao archipélago... Saiba V.Exª, Sr. Vintage, que a Presidencia deste rincão à beira-mar plantado dá direito a, como dizem os gringos, "rubbing elbows", esfregar os cotovelos (para os leigos), com a realeza. Assim, a exemplo do Marocas, o ininteligível do Sampayo (dentro de minutos, Duque, pois o Rey de España distribuy títulos nobiliárquicos como si fueran "rebuçados"...) poude acompanhar Suas Altezas Reais pelas lindas ülhas, e satisfazer as suas socialistas ambições a uma aristocracia digna das revistas HOLA, CARAS, 24 Horas, e congéneres. Não se esqueça, Sr. Vintage, que o Marocas, como bom socialista, pertence ao jet-set ibérico (tal como o porco...) e também já se esfregou ao demo-crático descendente dos Filipes!.

Um nojo, signori miei! Vou consultar o Rato Mickey...

Beijos e abraços a todos
A NOI!
Cirrus

quarta-feira, julho 27, 2005

Eles zelam por nós...

Hoje vou dormir muito mais reconfortado e descansado...
As notícias do dia assim me fazem acreditar:
Treze economistas mais ou menos reputados afirmam, com assinatura por baixo, que os projectos de investimento público do governo que temos são faraónicos e que conduzirão ao agravar do fosso escuro da nossa economia...se é que ela ainda existe.
O PR qu temos deloca-se numFalcon Dassaut da Força Aérea aos Açores, com a Rita, para passar três dias com o Juanito castelhano. E a economia sempr a crescer com esta extravgante delapidação dos dinheiros públicos numa acção que nada tem de político e que apenas trata de questões sociais, de correspondência ao modo, como a Rita e o Jorge terão sido recebidos em Espanha. Que temos nós a ver com isso? Falavam das listas civis do Rei D.Carlos e agora temos estes labregóides a querem competir com os Reis de Castela.
Fiquei ainda mais descansado quando soube, não sei se na sequências desses eventos turísticos que Espanha reduziu em 15% o caudal efectivo do rio Douro Internacional( Ministro do Ambiente dixit).
Resposta do Ministério do Ambiente de Portugal: ceder a água da barragem do Alqueva para os regadios castelhanos da zona de Olivença!!!
Isto ultrpassa os limites da vergonha e da ignomínia. O Vasconcelos ao pé desta corja era um nacionalista de gema.
Como parar esta canalha?

PARTO... But I shall return...

Parto, mas nada feliz. Custa-me deixar esta pobre terra nestas circunstâncias tão adversas, nas mãos desta canalha infecta, desta corja imunda que nem vergonha tem de anunciar barbaridades. Atónito pela imbecilidade do pseudo intelectual (e dramaturgo) Ministro dos Estrangeiros, e pela falta de honestidade política dos pseudo dirigentes máximos da Nação (pobre dela....), que nem coragem tem de o deitar ào caixote do lixo da História PÁTRIA.

Receio partir quando detecto um incipiente, mas crescente, movimento de revolta no ar. De venticello, está a passar a tempesta... Manifestações de camionistas, polícias, militares, funcionários públicos, professores, estudantes... Agora só faltam as donas de casa... Nessa altura, quem poderá assumir o leme deste barco abandonado pelos seus "capitães de Abril" à deriva? Onde estarão os honestos, os honrados, os dignos cidadãos prontos a resgatar essa nau?

Creio termos atingido o fundo do poço. Afundar mais é fisicamente impossível. A reacção é imperativa. Basta de aturar uma governação ineficiente e corrupta. Basta de clientelismos. Dá asco ver a hipocrisia "elegante" da classe dita dirigente nos almoços no Ritz, aos cumprimentos respeitosos enquanto conspiram descaradamente para destruir o País, cada um pelo seu lado.... Estou desiludido (bem, isto não é bem verdade porque eu NUNCA acreditei nesta "coisa" a que, depois da hedionda data de Abril de 1974, chamaram de democracia), porque não esperava que, em pleno alvor do XXIº século da era Cristã, na Europa, pudesse existir semelhante bando de criminosos...

Bom, felicito os meus camaradas Vintage e Mujimbo pela sua fidelidade aos VALORES que compartilhamos, e peço que mantenham a FIAMMA acesa durante o meu deambular continental. Procurarei aceder à Via Latrina de quando em quando.

Cumprimento efusivamente os nossos "colaboradores" Scotch e Camarada Zero, desejando-lhes boas férias, mas sugerindo-lhes também que mantenham a vigilancia porque "on sait jamais" nestes tempos que correm...

Lembrem-se da ária do D. Basilio (Barbiere di Siviglia) que, com as devidas alterações, se poderia aplicar ao sentimento actual dos Portugueses:

La rivolta è un venticello,
una auretta assai gentile
che insensibile, sottile,
leggermente, dolcemente,
incomincia a sussurrar.
Piano piano, terra terra,
sottovoce, sibilando,
va scorrendo, va ronzando...
prende forza a poco a poco,
vola già di loco in loco;
sembra il tuono, la tempesta
...
e ti fa d'orror gelar!

A Noi

Até ao meu regresso!

Cirrus Deambulator

segunda-feira, julho 25, 2005

O elogio da loucura

Ainda nem nunca, serei capaz de "digerir" as declarações do MNE que temos, nomeadamnete, ao dizer que "não podemos dar lições a Angola pois somos tão corruptos como eles...". Um MNE que dissesse isso no Burkina Fasso ou nas Ilhas Fdji em relação ao país que devia representar, defender e honrar, seria de imediato demitido do governo. Mas por cá, não!
Se calhar pensa que ficou bem visto perante os angolanos!!!
O tipo na sua exúndia declara-se aberto a uma candidatura a PR e portanto pronto a abandonar o governo se essa opotunidade aparecer e... nada acontece...
Temos o governo que merecemos e um MEN, idem.
O Soares já o tramou e por isso o tipo fica agarradinho ao governo já que ser putativo candidato a PR está, felizmente e por ora, fora da nossa imensa perspectiva de felicidade e glória. Não que o Soares seja melhor que o tipo e poderá ganhando com os seus 81 anos ter um badagaio que provoque novas eleições a médio ou curto prazo.
O camarada Almunia,Comissário Europeu, e "defensor acérrimo dos interesses de Portugal," já avisou a navegação que estamos em vias de empobrecer em termos económicos reais ao contrário de todos os páises civilizados e não só! Belo futuro se prepara...
Lembram-se do 27 de Maio de 1926? Depois queixam-se...

quinta-feira, julho 21, 2005

27 de maio de 1926

Naturalmente optimista, nunca me senti como agora tão descrente no futuro do meu País.
O dia a dia da política, com a desgregação de um Governo com apenas quatro meses de existência, a situação económico-financeira à beira da "argentinização"de Portugal, tudo isso me preocupa e muita gente.
Para onde nos leva essa" gente" que nos governa? Não me refiro exclusivamente aos actuais mas também ao conjunto dos mentecaptos anteriores que nos estão a levar ao caos económico, político e social escapando-se depois, lestos, às funestas consequências de governações caóticas e mentirosas.Eles que escapassem mas ao menos que nos deixassem ilesos, o que não tem acontecido.
Que pensar, que fazer? A mente vem sistematicamente os tempos da dita primeira República. Já só faltam as bombas e o poder na rua. Já teremos estado mais longe. Esta governação que começou aparentemente bem e com vontade, está a dar o flanco e com as manifs que se avizinham e preparam não sei o que vai acontecer.
Para entreter preocupam-se com o referendo do aborto e da Europa e projectam no papel manadas de elefantes brancos, esses, sim abortados antes do nascimento.
Quo vadis Portugal?

BUCELLAS

Cheio daquela inveja esverdeada, a sofrer os efeitos do tórrido calor da murcha Alfacinha, soube que certas individualidades da LA (not Los Angeles - um pouco mais para os lados de cá...) consumiam botellas do áureo líquido saciante de Bucellas.

Regressando à Cold Cow, apoio as elogiosas palavras do Vintage sobre o Atlântico. Muito boa publicação, algo que faltava à aridez cada dia maior do rectângulo extremenho da Ibéria. Dá gosto ler os artigos nela inseridos. Esperemos que se mantenha.

Gostei também muito das intervenções Mujimbistas. Vamos ver o que se poderá fazer pela muy insigne e merecedora "chevalière de la plume", como diziam os meus amigos congoleses em referência ao Quarto Poder...

Mais bombas em Londres, mudanças no governo por estas bandas. Em suma, confusões. Pobre mundo.

Faltam as "incisivas" intervenções do Scotch e do Comandante Zero. Ubi sunt? Já de férias?

Abraço fraterno aos dois camaradas blogueiros.

A Noi!
Cirrus



quarta-feira, julho 20, 2005

a semântica das contradições

Presumo quenão vá estalar discussão erudita entre a" guarda de ferro" e o "liberalismo-socializante", aliás "lusofonismo- humanista", insidiosamente envenenada, pelas conspícuas letras deste "infiel da balança", cruzado sem armadura suficiente...
A contrição das palavras de Cirrus parece-me manifestamente exagerada e não vejo motivos para tal auto-flagelação.
Quanto ao repúdio de Mujimbo, aceito as novíssimas ideias e o que elas transportam de ideal e de saudade.
Ninguém ligou ao meu comentário sobre a revista Atlantico...
O assunto do cabrito, suscitou, pelo contrário amplos comentários dos "almeidas" que não se esqueceram também de se meter em temas graves do foro enológico.Enfim, prioridades cada um toma as que quer...
Termino pois estou a ser chamado á conversa com uma holandesa de Uterch que domina omeu cuore...
Voltarei...

Liberalismo socializante-Não;lusofilismo humanista-SIM

Antes de mais nada, uma muito, muito feliz viagem e estadia para o Cirrus e toda a entourage, até ao Novo Continente, nas Índias Ocidentais. E um obrigadíssimo por levar, além de tudo o mais, um sonho duma querida jornalista.
Não compreendo como o Vintage se autointitula "Infiel da Balança", fidelíssimo que se mantém às cabritadas de estalo e aos brancos da Adega da Mealhada, estou com água na boca!...O epíteto de "guarda de ferro" fica bem ao Cirrus, mas o meu "liberalismo socializante", se me permites, Vintage, converte-lo-ia em "lusofilismo humanista", um conceito criado aqui e agora, neste blog, que abarca todas as formas de expressão do "homo lusophilus"(outro conceito aqui em estreia), venham de onde procederem. No coração, porém, subsistem duas marcas indeléveis, "a fortiori" mais rotundas e inapagáveis: Angola e Portugal, Portugal e Angola. Desconheço qualquer outra relaçao entre nações tão imbricada como esta. Faço parte dessa nação das duas, sou Angal e Portang.
Guarda-me, algumas hipóteses de casas na FFoz, preciso "de conquistar a distância, do Mar ou outra, mas que seja Nossa". Quero que o mar me guarde!
A noi! Muita saudade!

terça-feira, julho 19, 2005

Paradiso

Felicidade é quando dois queridos amigos nos conduzem à senda correcta da vida. O Mujimbo, sempre com muita cortesia, encaminha-me para a apreciação do bom e do belo. Foi o que aprendí na tua companhia em Luanda. O Vintage, com o seu inconfundível talento de "bien faire", lembra-me de maravilhosas etapas deste nosso palmilhar pelos caminhos beirões, das aventuras plácidas pelo vale do Mondego, e das conversas que, sempre divertidas e instrutivas, tínhamos em prolongadas tertúlias com bons pratos e melhores vinhos.

Obrigado, camaradas. Tinha uma imensa necessidade de travar a crescente fúria que desfigurava a minha alma.

Este foi o melhor presente que poderia ter tido nestas vésperas de longo périplo pelo ocidente. Parto, reforçado pelas vossas palavras. Estou firmemente convencido que o Paraíso é ter dois amigos como os que eu tenho a honra de possuir.

Reconhecido,

A Noi.

Cirrus

segunda-feira, julho 18, 2005

O infiel da balança

Assumo o medium virtus entre o rigor da guarda de ferro e o liberalismo socializante...que me perdoem o altíssimo Cirrus e o cultíssimo Mujimbo as desajustadas analogias.
Falemos de coisas mais alegres, sem ocultos sentidos...
Jantei ontem perto de Santa Luzia e o dono, um simpático amigo de há muitos anos, logo me veio mostrar o livro de honra do estabelecimento, onde em data incerta de 2005, um diplomata estrangeiro havia escrito simpáticas palavras à estalagem e ao estalajadeiro. Gostei. Mais ainda do "cabrito á moda da Beira" que estava delicioso e farto. Duas doses para três e inda sobrou. As batatas assadas e os grelhinhos estavam, de estalo!
Contra a regra pedi um branco varietal, o "Bical" da Adega da Mealhada que tal como da primeira vez se me afigurou muito acima da mediania dos vinhos deste nível. Frutado intenso, sem acidez detectável, com um toque longínquo de flores citrínicas. A repetir, sobretudo enquanto o preço da botelha se mantiver na lista a 5 euros.
Outra dica: a revista "Atlântico", mensal, com artigos bem estruturados que fogem ao paradigma estandartizado."Ensino e Democracia:Colossal Embuste" de um tal Gabriel Mithá Ribeiro fala de coisas muito oportunas na matéria, sendo que o autor me parece ser moçambicano. Edição online:webmaster@revista-atlantico.com.pt. Juro que não sou sócio nem sequer, por enquanto, assinante...
O fim do ballet Gulbenkian entristeceu-me. Elitismo, sobranceria, fraca qualidade, aquietação?
Não sei mas faz pena o ver finar-se uma instituição dessas.
Casas na F Foz aos montes.Mujimbo tem que vir ver.

almeida sum

Obrigadíssimo pelas palavras exageradamente laudatórias respeitantes aos mujimbos desta banda, escritos pela pena, diria Vieirista, do querido Vintage. Quando, porém, teremos mais análises especializadas aos melhores vintages, tintos e brancos, e a outros desses bens afins e tão preciosos?
E que dizer ao Cirrus, cuja prosa anda um pouco mais ressequida (cuido que não dos incêndios geográficos) devido aos ataques soezes com que, persistente e malevolamente, a sua brilhante inteligência é confrontada ao tresler a incomunicação social (porque parcial, demagógica, deformada, tendenciosa, mais até, irresponsável!)? Sim que dizer? Olha, Cirrus, refugia-te apenasmente, no que te dá consolo: esses trechos musicais belíssimos, essas passeatas com os netos, essas leituras empáticas, esses frutos da terra a cujos dons temos, tu e eu, a felicidade de podermos ser conduzidos pelo palato e depois pela mão do Vintage. Que buono!
Mais novidades, por favor, do indizível aprumo dos nossos políticos! Último passo de prestidigitação do MNE? E do PR? E do Al,Ale,Aleg?.E já agora do madeirense..Não restam dúvidas de que a inteligência e a memória andam divorciadas.
Abração bem mujimbado. Nota: almeida sum et simplicibus admirare volo.

ESTATURA "ESTATUAL" DA ALEGRIA ALEGRE NA LUSA ATENAS

A ALEGRIA persiste, alegrada pelo regresso do Mujimbo, e pela pequena nota de 1ª página que perdí (não sei como...) no Saco de Plástico deste passado SABBATH... Não é que o Alegre Mané vai ter uma estátua à sua Alegre estatura? 2,80m de bronze, com o braço a apontar para Meca (?), tal como a do Agostinho Neto na linda zona de Alvalade em Luanda?

O Encarnação (suponho que encarnado de vergonha) a propor a sua colocação (sic). Em qual sítio? A substituir o Mata Frades? O D. Diniz? O D. João III? Oh, suspense! Onde ficará o nosso Símbolo Coimbrão da Liberdade?

Terão a ousadia de, finalmente (como muitos, veementemente, preconizam), derrubarem a "insultuosa" estátua aos Heróis do Ultramar e a substituírem por uma mais Alegre e condizente com os ventos que sopram?

Aguardemos até hoje à tarde para ficarmos a saber o fim desta rocambolesca novela.

Nojo e asco!

A Noi!

Cirrus

domingo, julho 17, 2005

A, Al, Ale, Alel, Alelu, Alelui, Aleluia

Alegria pelo regresso sempre esperado do cazumbístico Mujimbo...
È a cultura Senhores, que não dá espaço a considerandos para os "almeidas", que voam baixinho nas plagas acidentadas das ruas de Olissipo ou nas ardentes areias da Foz da Figueira.
Aleluia...
A décima primeira costela esquerda de Mujimbo tece comentários ao "alegre" comentário sobre o deplorável "alegre". Essa costela é bem conhecida nos manuais de anatomia e fisiologia que desde Andreia dela Vessalio a determinam ligada ao "culto poético" e ás "palavras do som" que "encantam e fingem". Dizia com justiça o nosso Pessoa (que era, em vez de "pessoa", Gente!) que o "poeta é um fingidor que finge tão completamente que a chega a fingir que é dor a dor que deveras sente".
O deplorável político, que não o poeta de razoável qualidade, é conhecido dos portugueses que lêm jornais não pelas suas qualidades literárias mas sim pelas "boutades" que quando pode lança a quem está disposto a ouvi-lo, sobre assuntos variados nos quais o princípio de Peter foi desde o início ultrapassado...
O cavalheiro que inda agora advoga uma aliança do PS, ao PCP e aos inefáveis "bloguistas de esquerda", não é, de há muito deste mundo... È esta, por certo a razão pela qual, segundo li no inefável DC, lhe vão alevantar e inaugurar uma estátua aqui na vetusta cidade de Coimbra, provavelmente numa das rotundas que não estava ainda pronta no dia 10 de Junho, para receber o mármore de Carrara ou a pedra de Ança ( preferencialmente... por se decompor mais depressa) com a sua egrégia efígie...Não morreu mas é como se já lá estivesse pelos critérios judiciosos do excelso presidente da Câmara da Atenas a que temos direito.
Regresso a penates...

Apenas falta de pena-2

Tenho tido falta de pena! De inspiração, sobretudo, e de tempo em segundo lugar. Se reunidas as duas ausências, inspiração e tempo, resulta tudo isso em falta de pena. Nem sempre esse facto será penalizador, porquanto os ilustres têm desenvolvido aprimorados comentários aos acontecimentos hodiernos, e embora aqui e ali eu possa denotar exageros semânticos em expressões mais emotivas (vd Tratado das Paixões da Alma ou outra obra mais simples), no arrematado das opiniões, ilibados os arroubos apaixonados, conota-se uma exigência do rigor, da lei, dos princípios, duma ética que, com razão, é denunciada como que absentista do quadro social e político do nosso país e do nosso mundo. Oh saudade de Portugal e do Futuro! (Aqui, por manifesta falta de pena, não sinto inspiração para continuar o que poderia, eventualmente, vir a ser um poema; como vêm, é verdade!).
Antes de terminar: Viva a Velhinha U.C.! Não estudei nela, mas sempre lhe considerei a história e o estatuto! Só me indigna quem ousa a baixeza de a tentar nivelar por baixo!
A todos: uma semana com um ar fresco de notícia boa, que de vez em quando, também é preciso encontrar uma nota positiva!
PS Gostei dos versos.

Apenas falta de pena-1

Magnum silentium! Desculpai-me, oh ilustres bloguistas, comentadores , factota et plus! O Mujimbo tem mujimbado noutras tarefas, qual cigarra preparando o Inverno. Nas pausas, que poucas são, não lhe inspiram as musas, quais outros vates aqui duramente castigados! Arriba-lhe, preferentemente, uma que outra tarefa mais estival, menos penosa: um magnífico concerto da nossa Mísia (embora socializante) de rara elevação estética e profissional, um concerto para piano a 8 mãos e 4 mãos com peças de Bizet, Gershwin, Chostakovitch, bem como do harmonioso Rossini, do enérgico Jolivet, do incontornável Ravel e do ondulante Liszt, e, para sobremesa, que as noites estão quentes, um rallye de mais de 10 grupos de Jazz, com as big bands à cabeça da minha preferência. Que tal?
Não quero, com este panorama, fugir às considerações blogueiras; assim, tenho para mim que a figura ora candidata a PR é fumo sem fogo; como poeta, tem talento e inspiração grandíloqua, maneja a palavra tonitruante com belo efeito. Como político e candidato a PR não tem a chance dos ganhadores. É, quanto a mim, um perdedor nato, um socialista quixotesco, assim tem sido e será. Respeito a sua diferença, mas não levo muito a sério o seu proclamar da palavra. Se nãolhe fosse reconhecido o talento, por que se preocuparia este Via Latrina em o vergastar? Estou de acordo no resto: abaixo a maçonaria e toda a canalhada que a apoiar!

sábado, julho 16, 2005

ALEGRIA

Alegre! Estou alegre, com uma alegria avassaladora, alegria contente, alegria feliz, divertida, meia embriagada, animada mesmo. Tudo porque o Alegre do Mané Poeta poderá vir a ser o nosso novo Presidente. Outro que domina o linguajar dos néscios, e que poderá, tal como o actual Chefe de Estado, emitir sentenças ininteligíveis aos não-iniciados na Maçonaria governativa que tudo corroi e desmorona.

Passado o aleluiático instante provocado pela leitura da magnífica notícia da possível candidatura no Diário de Notícias, caí no marasmo do pobre Job (Jó para os iletrados das escripturas), inquirindo aos deuses o motivo pelo qual o Pobre Puto continua a ser punido pelas esferas celestiais. Qual terá sido o grande pecado português que continua a ter de ser expiado?

Pergunto qual será o Alembamento(*) que o Alegre irá entregar à família da sua noiva Portuguesa... O suficiente para que a população se esqueça da sua deserção em campo de batalha e transição para as plagas argelinas de onde vociferava contra os seus ex-camaradas de armas? Como irá êle, cheio de alegria ao receber as insígnias ignóbeis de uma república vil, justificar o seu aleivoso acto de ALTA TRAIÇÃO À PÁTRIA?

Mera curiosidade da minha parte. Até quando esta podridão?

A NOI

Cirrus meditabundo...

(*) Alembamento - (Angola) Tributo de honra que o homem presta à família da noiva, dote. (Do quimbundo, ilembu, de kilembu, "dote")

sexta-feira, julho 15, 2005

Politiquices...

O rotundo MEN que temos pediu desculpas a RPC pelas declarações do Florido Jardim Madeirense. Está no seu direito de cobra mutante e mimética, cuja cor muda conforme o ambiente no qual se move.Não entendo é porque não se desculpou também perante a Índia, cujos saudáveis naturais foram na mesma ocasião e altura, referidos pelo Forido Jardim com o mesmo ton depreciativo. Ele lá sabe...Será por ter parentes próximos nessa zona do sub continente indiano? Qui sais?
Constato com agrado o regresso dos comentários do sábio Scotch. Sóbrio e pleno de razão e ironia como é de seu timbre...
Escaparam-me como, nota com subtileza, os interessantes cursos ministrados em Vila Nova de Tázem e que tanto interesse e procura tem suscitado na Europa e noutros continentes...
A talhe de foice ( sem martelo), não posso deixar de citar outros interessantes cursos e mestrados ministrados por reputadas instituições da região. Por exemplo:
-Mestrado em Aconselhamento Dinâmico.-Instituto Miguel Torga(Coimbra).
-Curso Intensivo Sócrates/Erasmus. Faculdade de Letras da Univ de Coimbra.
- Pós Graduação em Literatura Infantil. Escola Superior (?) de Educação de Coimbra.
- Doutoramento em Turismo. Universidade Internacional.
É isto, rapazes, que me dá alegria de viver! Saber que o futuro das novas gerações está assegurado pelas garantias de diversidade que as instituições de ensino em Portugal oferecem à juventude.
Viva o Prof. Amaral Noites do I. Miguel Torga(um dos quatro pilares da sabedoria ocidental...). Viva o Prof. Alardog, Reitor Emérito da UC.
Para finalizar.
Sabiam os excelsos, que a Escola Superior de Educação de Coimbra, que dizem formar os futuros professores do Ensino Básico, prescinde da Matemática como disciplina de acesso?
Ad Astra.

Ah! Ganda Vintage!

BOA! Assim é que é. Vir a Coimbra e ver aquela escória mal vestida e desvairada a deambular pela vetusta Via Latina, pela pobre Fac. de Letras... Tudo sujo, abandonado, a cair de podre... É uma tristeza... Será essa a geração que tomará conta do país? Raparigas escanzeladas, semi-nuas, perfuradas nos pontos mais inacreditáveis da anatomia, rapazes sujos, maltrapilhos, mal educados, são êsses os estudantes... Opróbrio à corja destruidora e vândala que, em poucos anos, alcançou a derrocada dessa glória académica que foi a nossa Universitas...

Os oviscaptos que serviram como reitores bem podem esfregar as mãos. Até quando a impunidade?

Por utro lado, vide a basófia do MNE nos EUA... Agora é estadista de alta craveira, íntimíssimo da Condi, e lambe as botas de quem tanto denigriu... Qual será o seu círculo no Inferno de Dante? Vale à pena consultar a Divina Comédia...

Com esta classe política pitecóide estamos fritos.

Dou as boas vindas ao Comandante Zero e ao Factotum, mas faltam as análises do Scotch (estará de vacaciones?).

O pobre Mujimbo cala-se, mas creio que por motivos perfeitamente justificáveis. É um mês de imensas festas nacionais e, nessas alturas, hay que estar a la altura de los cocteles....

Bom fim de semana a todos.

Vou ouvir L'Italiana in Algeri do bom Gioacchino...

A Noi

Cirrus

Ritorno...

Dias passados sem tempo útil, esse tão bom tempo para estar e vir aqui...
As palavras de Cirrus causticam e serão mais tarde ou mais cedo ouvidas pelos ígnaros...
Dos "coments" de Comandante Zero (E. Pastora?) fica a tristeza infinita dos valores e coisas que são agora ocultadas mas sobreleva a alegria de saber que ainda há gentes que sabem, que não esquecem e que vão transmitido esses valores e ideias.
"Factotum" comunga com o pessoal da pesada...
De Mujimbo, o Grande Mujimbo, de quem as crónicas africanas rezam, não há "mujimbos"...Foi no mato pra arreceber inspiração dos Cazumbis?
Tanto a dizer.. Da leitura dos periódicos de ontem, chama a atenção a listagem das vagas de acesso ás universidades e institutos.
Duas ou três referências que me chamaram a atenção:
Notas de acesso ás Faculdades de de Direito:
Univ do Porto:14,8; Univ Nova de Lisboa:14,0; Univ Classica de Lisboa:12,5; Univ de Coimbra:10,9.....
Notas de acesso a Engenharia Civil:
IST de Lisboa:15,2, Univ Porto:14,1; Univ Nova de Lisboa:12,8; Univ de Coimbra:10,6.
Ver a Universidade de Coimbra da qual sempre me orgulhei e na qual fiz a minha preparação académica, asssim com várias geraçãoes anteriores ( e agora, também já posteriores ) colocadas nos últimos lugares de opção e portanto preferidas pelos estudantes mais relapsos, faz-me uma mágoa profunda. Responsabilizar o Reitor Alardog ou o actual Seabra (PC militante) ? Para quê? O declíneo da Instituição está claramente ligado á personalidade sinistra desses tipos e de outros que os antecederam e que pugnam pelos seus interesses de grupo ou de partido colocando a nosssa alma mater nas vascas da agonia.
Nessa breve análise salva-se a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra com 18,1 de acesso contra 17,9 das faculdades de Lisboa embora abaixo do Porto, com 18,5. Resta dizer que os comunas e os súcias nunca dominaram a Fac de Medicina de Coimbra. Mais exemplos para quê? São tudo artistas portugueses...
Ad Astra

quarta-feira, julho 13, 2005

ASCO II

Desta feita foi a vez do grande e insigne estadista M. Soares: A luta contra o terrorismo falhou, e por causa do extremismo do Bush. O decano e senatorial Soares apenas critica. Que eu saiba, ainda não fez qualquer esforço para, generosamente, dar ao mundo ansioso as necessárias indicações sobre o caminho a seguir para podermos encontrar a saída deste impasse global. Ele, que tudo sabe, poderia muito bem compartilhar a sua superior capacidade intelectual com os pobres mortais e dar as respostas que tanto procuramos.

Mas não, o Soares, o vetusto génio, critica mas não soluciona...

Que grande lástima...

Bem, à espera da luz, vou trabaiá...

A NOI

Cirrus

sexta-feira, julho 08, 2005

ASCO

Felicito o Vintage pelas suas corajosas palavras de repúdio pela hedionda cobardia de muitos invertebrados que tanto clamam pela defesa dos "inalienáveis" "direitos universais". São êsses os que dão força à crescente arrogância criminosa da fanática turba muçulmana. Os que comparam Guantanamo ao GULAG, os que desculpam as decapitações e criticam actos de mera estupidez adolescente como se fossem as piores torturas jamais perpetradas por militares contra prisioneiros de guerra, deveriam reflectir sobre a enormidade dos seus actos. Cada crítica à luta anti-terrorista corresponde a um encorajamento à comissão de mais crimes.

Os pseudo direitos inalienáveis nada mais são do que a expressão de doentia obsessão pela utópica igualdade do ser humano. Esta nova (e sinistra) moda de tudo justificar culpando a sociedade, não só subverte os sagrados valores da moral, família, e da pátria, mas também contribui para a vergonhosa legitimação dos comportaments mais aberrantes jamais registados pelo género dito humano.

Vide o que passa agora: cometem-se crimes, mas "respeitados" dirigentes lembram à estultificada audiência da "Caixa das Idiotices" que êsses foram levados a cabo por vítimas do "imperialismo" e outras imbecilidades semelhantes (ver comentário do PCPista Jerónimo aos ataques contra SERES HUMANOS inocentes em Londres).

Até quando esta abulia? O que será que nos faz calar uma justa repulsa pela arrogância dessa gentalha que cada dia mais controla a população bestializada pela TV?

Devemos reagir, caso contrário ficaremos reduzidos a míseros vermes, cobardemente refugiados no sujo e asqueroso limo que invade esta nossa terra.

BASTA!

A NOI!

Cirrus

quinta-feira, julho 07, 2005

Londres 07/07

Confesso que por mecanismos de auto defesa, provavelmente indesculpáveis, não citei o horror do dia...
Nada tenho a dizer a não ser aquilo que todos nós pensamos...
Venham as almas bem pensantes, os Kennedy, os Zapateros e Chiracs clamar pelo encerramento de Guantanamo e pela aplicação dos "direitos fundamentais das pessoas por um julgamneto justo..." como ouvi na TSF um tipo da Amnistia Internacional, pleitando hoje e desde já, pelos assassinos dos inocentes das ruas de Londres.
Nada tenho a comentar contra a indesculpável cobardia da Europa que cede, vergonhosamente, sem luta, à prática do terror fanático mulçumano.
Salvava-se a Inglaterra que por isso foi "castigada", por não colaborar na miserável abdicação de quase toda a Europa, capitaneada pelo corrupto Chirac e pelo incongruente Sapateiro espanhol. São as cedências desta corja que promovem e incendeiam o fanatismo islâmico que deve ser combatido com as mesmas armas com as quais atacam a nossa civilização.
Critiquem o Jardim da Madeira...
Só com a força das armas e enquanto o Ocidente tiver o domínio das mesmas, nos livraremos de estar dentro de breves anos todos nós e nossa descendência sujeitos ás ígnaras leis do Alcorão.

Retórica und Didática

Digeridas as lições magistrais de Mujimbo nada resta senão o mutismo contemplativo do "neant" perante o "ser"...

Cá velejamos, chorando, levados, levados não...
Geme o vento na bolina, no horizonte sem fim...
Velejamos para cima, arriba do furacão,
Pára o vento de rajada... fica o nada, assim, assim...

(In "Memorial do Tempo Recuperado", Manual Alegria, Argel, 1965.)

Recomendo leitura do FNV no Mar Salgado e comments

quarta-feira, julho 06, 2005

Gratidão

Depois de uns dias de alguma melencolia e de "spleen" eis-me curado e são como um pêro como se dizia. Não posso,porém, explanar publicamente o gáudio que agora inavade a minha alma sem uma palavra de sincero agradecimento a todos aqueles que contribuiram para afastar de mim os miasmas que me cercavam:
1º - Prof. SIDIBÉ (218123385/6).Vícios.
2º - Prof. AMINE (219175102) . Insucessos .
3º - Prof. DJAQUITÉ (218880264). Impotência.
4º - Pof. KARAMBA (perdi o telefone). Invejas.
5º - Prof. LATIFU (213423884). Mau Olhado.
6º- Prof Mestre SECO (282418683). Drogas.
7º- Mestre IBRAHIMA (265711293). Negócios.
8º-Madame SARA DE JESUS (967597671).Feitiços.
9º- Prof. DABO (968623899). Dificuldade em engravidar.
10º- Prof. CARAMO (213143936).Emagrecimento.
11º- Prof. DJABI (218131079). Engordar.
12º- Prf. DRAMÉ (219436095). Sorte ao jogo.
13º-Prof. DJASSI (219171140). Depressão.
14º Mestre CISSE (213974148). Casas Assombradas.
Não fora a extraordinária ajuda de todos estes mestres da medicina não estaria aqui e agora com os meus amigos "almeidas", livre como um passarinho, de todas as maleitas que me apoquentavam.
Agradeçam também a eles o que fizeram por este vosso colega. Se quiserem mandar uns cheques em euros, para ajudar a pagar as contas,também fico muito obrigadinho...)

segunda-feira, julho 04, 2005

Felix qui potuit rerum cognoscere causas

Penitente me confesso relapso na preguiça e cada vez mais ignorante da causa das coisas...
Fim de semana intenso com basta reunião familiar preparando para amanhã o regresso ao Oriente dos Magos...
Hoje dia da Rainha Santa foi feriado na Atenas que temos. Estive na FFoz.
Segue-se a rotina do quotidiano e uma aterradora falta de inspiração para dizer e escrever o que quer que seja.
Puede que mañana...
Amplexo fraterno.

ad nauseam - instructio scriptoribus (adenda)

18. Utilize a pontuação correctamente o ponto e a vírgula especialmente será que já ninguém sabe usar o ponto de interrogação; 19. Quem precisa de perguntas retóricas? 20.Conforme recomenda a A.G.O.P. nunca use siglas desconhecidas; 21. Exagerar é cem milhões de vezes pior que a moderação; 22 Evite as mesóclises. Eu evitá-las-ei. 23. Analogias na escrita são tão úteis como chifres numa galinha; 24. Não abuse das exclamações! Nunca! O seu texto fica horrível! 25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida, e, por conterem mais do que uma ideia centzral, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam desta forma o pobre leitor a separá-las nos seus di9versos componentes, de maneira a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas; 26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língoaportuguêza; 27. Seja incisivo e coerente, ou não; 28. Não fique escrevendo no gerúndio. Você vai deixando o seu texto pobre - causando ambiguidade - e esquisito, ficando com a sensação de que as coisas estão acontecendo; 29. Evite expressões que denunciam onde mora, carago! Bye,bye.

Qui bene amat, bene castigat

Desconsegui, como calculava, enviar as regras para bem escrever. Ei-las:1. Deve evitar ao máx. a utiliz° de abrev., etc; 2. É desnecessário empregar um estilo de escrita demasiadamente rebuscado.Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo; 3. Anule as aliterações altamente abusivas; 4.não esqueça as maiúsculas no início das frases; 5. Evite os lugares comuns como "o diabo foge da cruz"; 6 O uso de parêntesis (mesmo quando relevante) é desnecessário; 7.Realize que os estrangeirismos estão out; as palavras de origem portuguesa estão in; 8.Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, tá fixe? 9.Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto numa grande merda; 10. Nunca generalize: generalizar é um erro, em todas as situações; 11.Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva; a repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontre repetida; 12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu "Quem cita os outros não tem ideias próprias"; 13.Não seja redundante:não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez ou, por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes; 15.Seja mais ou menos específico;16.Frases com apenas uma palavra? Livra! 17. A voz passiva deve ser evitada;

Oculos habent et non videbunt

Poça! Estava a ver que esta mmmmm não entrava, carago!
Andei eu aqui a tentar entrar, os meus colegas aflitos, sem saberem onde eu parava, que era feito, esquecera-me a palavra do passe (sem mau sentido).
Bom, descurpa, pá! O matumbo é mesmo mujimbo e vice-versa! Despois que tendes escrito tantas coisas e tão bonitas, acanho-me de dizer mujimbices: então, alembrei-me de vos dizer umas quantas regras de bem escrever.
Registo, igualmente indignado, os pensamentos cirrúticos e vintageanos. Os meus são-no "cum core", meipsus in lingua latina scribendo quod indignitate erat demonstrandum ad maiorem splendorem inteligentiae humanorum.
"Ignoti nulla cupido", "intelligenti pauca", sed maxima maximarum "in vino veritas". Tudo isto, "grosso modo" se explica porque "errare humanum est" e já não se encontra quem ache "dulce et decorum est propatria mori".
Primum"Abusus non tollit usum", deinde "in vino veritas" "ad libitum", si "mens sana in corpore sano" velis in aeternum vivere et scribere.

NAUSEA!

Ocidente miserável e cobarde! Como podem os "dirigentes máximos" do Ocidente Europeu: Chirac e Schroeder aceder a um golpe miserável do KGB Putin e consentir em visitar Koenigsberg apesar de esse território ainda estar ocupado por tropas inimigas e ser descrito como Kaliningrad?

Onde está o cérebro do mundo? Como podem aceitar a erradicação de uma Prussia Oriental com tal à vontade?

Abaixo essa gentalha infecta!!!!

Glória à memória dos caídos na luta anti-comunista em Koenigsberg!

A NOI

Cirrus

sábado, julho 02, 2005

LIBERATUS SUM - MAGNA GAUDIO

Após árduo périplo pela rectangular Lusitânia, desde os Algarves às Beiras Lithoraes, com regressos relâmpagos à capital imperial, fui hoje libertado da hercúlea tarefa de ir a EBORA. Feliz vida! Fico com netos e ninas na piscina...

Piccola storia tragico-comica: Palácio da Ajuda. Mecenato Português. Concerto de Escola de Música. Purcell. Trompetas barrocas carentes de exercício. Ceia do Século XVIII. Praga de Gafanhotos. Testemunha ocular apenas teve acesso a dois copos de champagne. Mesa de ceia atacada por bando famélico de gafanhotos. Alguns dos presentes comia pâté à mão. Tortas eram cortadas com os dedos. Frenezi pirânhico à volta dos alimentos. Em menos de três minutos nada ficou para comer... Cenas nunca vistas... Como aconselhava o Eminescu: Eu olhava como se estivesse num teatro... (Tu, priveste ca la teatru). Na alegre companhia do Ministro Russo (oriundo das profundezas do Volga), consumimos o champagne, e contemplámos consternados, a fome da "elite mecenática" capitalina... Muitos nomes conhecidos pelo meio...

Soube da passagem a cadaver do Emidio Guerreiro. Menos um. Lástima que durem tanto estes esquerdistas lutadores anti-fascistas... Outro heroi que caiu. A Noi!

Viva o dia dos 21%. Assim poderemos contribuir ainda mais para auxiliar a pobre máquina governamental súcio-lusa. Val mesmo à pena... Estive a pensar no Pendolino: qual será o virus que afecta a classe política portuguesa? Bom tema para um doutoramento. Será da água?

A propósito, a fórmula química com que (há imenso tempo) desafiei os meus ignorantes leitores era do Absinto... Vejo que nenhuma dessas quase inexistentes criaturas utiliza os poucos Neurónios que ainda restam nas respectivas caixas encefálicas...

Bem, vou descansar. "Parabenizo" a equipa mágica do "counter" e congratulo-me com o Orgulhoso Progenitor.
Sinto falta do Mujimbo, mas sei que esteve por aí, deambulando pelo Puto.
Dou finalmente as boas-vindas ao Pharmaceutico.
Do Scotch nada, mas aguardamos...

Saudações Académicas!
A Bem da Nação

Cirrus Odysseus